Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Peixe-pedra

Homem escapa de 'morte horrível' ao quase pisar em peixe venenoso: "fique longe dele"

Com 'cara de pedra', peixe é um dos mais venenosos do mundo, sendo que toxina pode matar em questão de segundos

Redação Publicado em 04/11/2022, às 13h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Paixe-pedra avistado por homem na praia - Divulgação / Facebook / Daniel Brown
Paixe-pedra avistado por homem na praia - Divulgação / Facebook / Daniel Brown

Enquanto explorava piscinas rochosas na região de Lee Point, no Norte da Austrália, o naturalista Daniel Brown chegou muito perto da morte. Isso, porque quase pisou em um peixe-pedra, capaz de tirar a vida de um ser humano em questão de minutos.

Quando não provoca morte quase que imediata, o veneno desse animal pode fazer com que o indivíduo que teve o infortúnio de pisar no peixe sofra de uma dor inimaginável ao longo de dias.

Como informou Bryan Fry, professor associado que lidera o Laboratório de Evolução de Veneno da Universidade de Queensland, à revista Newsweek, a dor é tão forte que "as pessoas podem morrer de choque induzido pela dor nos primeiros minutos."

Segundo ele, "se você sobreviver a isso, o veneno pode matar, causando colapso cardiovascular. Geralmente, 30 minutos após a picada". Por esse motivo, Fry recomenda: "se vir um peixe-pedra, fique longe dele".

Aparência única

De acordo com o portal de notícias UOL, o animal, que se esconde entre a areia e as rochas, tem uma curiosa forma que lembra pedras. Portanto, esses peixes são grandes mestres da camuflagem, representando um enorme perigo às pessoas.

Como explicou a fonte, o peixe-pedra guarda seu veneno na base de 13 espinhos bastante afiados. Esses espinhos revestem a barbatana dorsal e, quando o animal se sente ameaçado, utiliza a toxina como meio de defesa.

"Cuidado onde você pisa na praia, pessoal. Nem todas as pedras são realmente pedras. Fomos explorar as piscinas rochosas de Lee Point na maré baixa no domingo. Estávamos procurando o polvo mais venenoso do mundo [polvo de anéis azuis]. Nós não encontramos. Em vez disso, encontramos o peixe mais venenoso do mundo!", escreveu Daniel em publicação em seu perfil no Facebook.