Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Irã

Homenagem para Qassem Soleimani termina em 73 mortes no Irã

Procissão até o túmulo de Qassem Soleimani, general morto pelos EUA em 2020, foi marcada por explosões que vitimaram mais de 70 pessoas

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 03/01/2024, às 11h38 - Atualizado às 11h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Antiga homenagem a Qassem Soleimani - Getty Images
Antiga homenagem a Qassem Soleimani - Getty Images

Um total de 73 pessoas que realizavam uma procissão até o túmulo de Qassem Soleimani, general iraniano morto pelos EUA em 2020, morreram nesta quarta-feira, 23, após duas explosões registradas no Irã. 

As autoridades locais repercutem que o grupo em questão tinha em mente uma homenagem para o generalSoleimani. Em 2020, ele foi morto após um ataque de drones orquestrado pelos Estados Unidos no Irã. O episódio completa quatro anos nesta quarta-feira, 3. 

Conforme a imprensa do Irã, as duas explosões se deram numa rua no trajeto até o cemitério no qual repousa o corpo do general, em Kerman. A primeira explosão registrada, ocorreu a aproximadamente 700 metros do túmulo de Soleimani.

O Irã classificou a explosão como um atentado terrorista. Além disso, destacou, conforme o g1, que ocorreu um ataque suicida por pessoas que se encontravam em meio a multidão. Até o momento, o ataque não fora reivindicado por grupos.

A morte

Qassem Soleimani fora assassinado diante mísseis disparados por drones norte-americanos no dia 3 de janeiro de 2020. O ataque, que foi ordenado pelo então presidente Donald Trump, também resultou na morte de pelo menos outras dez pessoas. Quando questionados pela ONU, os Estados Unidos relataram que a operação foi feita em legítima defesa, ainda segundo a Reuters.

O Pentágono afirmou que Soleimani era responsável por mortes de combatentes norte-americanos no Oriente Médio e mirava futuros ataques do Irã.