Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Vaticano

Igreja Católica está investigando suposta 'festa sexual' em aposentos de padre

Instituição religiosa recebeu denúncias de fiéis que supostamente foram convidados para o evento

Redação Publicado em 23/01/2023, às 12h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia meramente ilustrativa - Divulgação/ Pixabay/congerdesign
Fotografia meramente ilustrativa - Divulgação/ Pixabay/congerdesign

O Vaticano anunciou ter recentemente iniciado uma investigação que pretende apurar a veracidade de denúncias feitas por fiéis que frequentavam a Catedral de Newcastle, na Inglaterra, durante o período que a diocese estava sendo administrada pelo padreMichael McCoy

Segundo os relatos, o homem religioso teria convidado diversas pessoas para participarem de "uma festa sexual" em seus aposentos. Na época, porém, o território britânico estava de quarentena, de forma que reuniões grandes não eram permitidas. 

Outra informação relevante é que o padre de 57 anos tirou a própria vida ainda em 2021, logo após descobrir que a polícia de Newcastle o estava investigando por abuso sexual infantil, conforme repercutido pelo The Guardian. 

Robert Byrne, o bispo que estava acima de McCoy na hierarquia da Igreja Católica, renunciou ao seu cargo em dezembro de 2022 dizendo que suas responsabilidades haviam se tornado "um fardo muito grande". 

A apuração do Vaticano 

Os esforços investigativos do Vaticano, por sua vez, estão sendo conduzidos pela chamada Agência Católica de Padrões de Salvaguarda (CSSA).

O escopo do trabalho de investigação cobrirá quaisquer abusos relatados, supostos abusos, preocupações de encobertamento [de abusos] e a cultura de encobertamento na diocese como um todo", afirmou o órgão em comunicado.