Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / São Paulo

Ilha submersa é revelada após queda de nível de represa

O caso aconteceu em Avaré, interior de São Paulo e chama atenção para a crise hídrica

Penélope Coelho Publicado em 17/12/2021, às 12h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ilha em Avaré, interior de São Paulo - Divulgação/Youtube/Rede Brasil do Pacto Global
Ilha em Avaré, interior de São Paulo - Divulgação/Youtube/Rede Brasil do Pacto Global

Em decorrência da crise hídrica que acomete o país, o nível da Represa de Jurumirim, localizada na região de Avaré, interior de São Paulo, baixou. O ocorrido revelou uma ilha que estava submersa até então.

Segundo informações publicadas pela Agência Nacional das Águas (ANA), atualmente o nível do reservatório em questão está em 21% de sua capacidade total.

O caso preocupa especialistas, a respeito do impacto ambiental, que pode atingir a natureza, moradores, turistas, marinas e até hotéis de Avaré, que usam a represa como atração para o turismo.

De acordo com informações publicadas nesta sexta-feira, 17, pelo portal de notícias g1, a ilha que estava submersa é um dos símbolos que representa o problema da maior crise hídrica nos últimos noventa anos no Brasil.

Para chamar atenção para o problema que vem sendo notado nos últimos meses, o ativista ambiental Guto Zorello participou de uma ação chamada ‘Afunde essa ilha’, montando um acampamento no local.

Confira o vídeo.