Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Titanic

Imagens inéditas e extremamente raras dos destroços do Titanic são reveladas em documentário

Documentário divulgado por ONG mostra imagens nunca antes divulgadas sobre a primeira vez que o naufrágio do Titanic foi visitado, em 1986; assista!

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 16/02/2023, às 12h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do naufrágio do Titanic - Divulgação/WHOI
Imagem do naufrágio do Titanic - Divulgação/WHOI

Clássico de James Cameron, o filme ‘Titanic’ completará 25 anos de seu lançamento em dezembro — o longa só chegou no Brasil em janeiro do ano seguinte, vale ressaltar. Por conta da data, a ONG Woods Hole Oceanographic Institution (WHOI) decidiu divulgar imagens inéditas e extremamente raras do naufrágio real que inspirou a ficção

Dedicada à exploração, pesquisa e educação sobre o oceano, a organização publicou um documentário de cerca de 80 minutos em seu canal do YouTube na tarde da última quarta-feira, 15, intitulado ‘When Alvin visited the wreck of the Titanic’ (‘Quando Alvin visitou os destroços do Titanic’, em tradução livre). 

Imagem do naufrágio do Titanic/ Crédito: Divulgação/WHOI

O filme, sem cortes e narração, corresponde à primeira visita feita ao navio após seu trágico naufrágio entre os dias 14 e 15 de abril de 1912. Sob liderança de Robert Ballard, o Titanic foi registrado por uma câmera subaquática em 1986. 

Esta filmagem rara, sem cortes e sem narração do naufrágio do Titanic marca a primeira vez que os humanos viram o navio malfadado desde 1912 e inclui muitas outras cenas icônicas”, diz a sinopse. 

“Capturado em julho de 1986 a partir de câmeras no submersível Alvin, ocupado por humanos, e no recém-construído Jason Junior, operado remotamente, a maior parte dessas filmagens nunca foi divulgada ao público”, completa a descrição. 

Robert Ballard, o naufrágio e o Oscar

Segundo reportado pela Folha de São Paulo, o oceanógrafo Robert Ballard é reconhecido por seu trabalho na área da arqueologia subaquática. Ele se tornou famoso ao descobrir os destroços do Titanic mais de 70 anos após seu naufrágio e também os restos do Couraçado Bismarck, um navio alemão. 

Ballard fazia parte da equipe da Woods Hole Oceanographic Institution quando a ONG organizou a operação que encontrou o famoso naufrágio do Titanic. A busca foi feita em parceria com o Instituto Francês de Pesquisa para a Exploração do Mar.

Imagem do naufrágio do Titanic/ Crédito: Divulgação/WHOI

A viagem do magistral RMS Titanic começou ao sair do porto de Southampton, na Inglaterra, em abril de 1912, e teria como destino a cidade norte-americana de Nova York. Quatro dias após a partida da luxuosa embarcação, porém, o navio tido como ‘inafundável’ naufragou ao colidir com um iceberg enquanto cruzava o Atlântico. Mais de 1.500 pessoas morreram. 

Adaptado para os cinemas em 1997 pelo diretor James Cameron, o mesmo de 'Avatar', o longa estrelado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet é considerado um clássico do cinema, sendo indicado a 14 prêmios do Oscar e vencendo 11 deles.