Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Podcast

Sobreviventes, mitos e filmes: Os 110 anos da tragédia do Titanic

Saiba mais sobre fatos pouco conhecidos sobre o naufrágio que escandalizou a história e foi amplamente retratado em obras

Redação Publicado em 14/04/2022, às 09h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme "Titanic" (1997) - Divulgação / 20th Century Studios
Cena do filme "Titanic" (1997) - Divulgação / 20th Century Studios

Ocorrido no fatídico dia 14 de abril de 1912, no Oceano Atlântico, o naufrágio do Titanic é considerado uma das maiores tragédias do século 20. Contudo, inicialmente, o navio foi projetado para ser o mais seguro e um dos mais luxuosos da época. 

As histórias dos bastidores da embarcação são ainda mais impressionantes, como a de Charles Joughin. O padeiro sobreviveu ao naufrágio graças a alta quantidade de bebida alcoólica em seu organismo, que não permitiu que ele morresse de hipotermia no mar congelante. 

Contudo, nem todas as histórias que contam sobre o Titanic são reais. Há muitos mitos também, como é o caso do concerto embaixo d`água. Conforme a lenda, os músicos do navio teriam tocado uma última música enquanto a embarcação afundava, com o intuito de acalmar os passageiros. Todavia, hoje em dia sabe-se que não passa de um mito.

Dada a repercussão ao longo das décadas, em 1997, o filme de mesmo nome, estrelado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, fez grande sucesso. Além disso, ao longo dos anos, outras produções surgiram, sendo a mais recente 'Titanic 666'. Com direção de Nick Lyon, o filme não foi lançado ainda, mas irá abordar as consequências sobrenaturais do acidente.

Para saber mais sobre os 110 anos da tragédia do Titanic, ouça o podcast oficial da Aventuras na História, disponível nas melhores plataformas de áudio. 

Confira a programação completa aqui!

Ouça o episódio: