Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

A impressionante adaga romana encontrada por um arqueólogo amador na Suíça

Usando um detector de metais, o estudante revisitou um lugar onde os arqueólogos locais já haviam desistido de explorar

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 17/11/2021, às 12h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagens da adaga escaneada - Archaeological Service Graubünden
Imagens da adaga escaneada - Archaeological Service Graubünden

No ano de 2003, uma equipe de arqueologia localizou vestígios da presença de um antigo exército romano na região montanhosa de Tiefencastel, no cantão de Graubünden, localizado no sudeste da Suíça. Porém, com a expansão urbana ao redor e ação do tempo, acreditaram que a área já teria sido limpa de quaisquer artefatos histórico.

A teoria foi aceita e corroborada pelos 15 anos seguintes, até que um explorador amador decidiu averiguar; Lucas Schmid era estudante de odontologia e aproveitou um equipamento de detecção de metais para passear nos locais onde a passagem do exército foi confirmada anos antes.

Em algumas expedições voluntárias, os primeiros apitos iniciaram, apontando presença de fragmentos de metal enterrados. O estopim veio com o encontro de uma adaga, confeccionada com prata e latão incrustados, próximo a uma colina, sendo o começo de uma operação para entender do que se tratava o item e se existiam outros ao redor. Tal feito também explica o fato de ter sido encontrada a apenas 30 centímetros abaixo da superfície.

Lucas no sítio arqueológico onde encontrou a adaga / Crédito: Peter-Andrew Schwarz, University of Basel

Pesquisa do item

Após o achado, Lucas entrou em contato com arqueólogos locais, que recolheram o material e passaram a averiguar a área ao redor para examinar possíveis itens próximos. Conduzido para pesquisa laboratorial, a datação do item apresentou características de confecção de oxidação de aproximadamente 2 mil anos.

Sua origem teve relação com um ato histórico dos legionários romanos; assim como outras quatro adagas já encontradas em antigos territórios dominados pelo grupo, enterrar a arma de combate tratava-se de um sinal de gratidão pela vitória após os tempos sombrios de conflito.

Para a alegria dos pesquisadores, a tentativa do jovem de explorar a região com calma garantiu novos achados; ao longo do mês seguinte à descoberta, a equipe conseguiu explorar cuidadosamente 35 mil metros quadrados ao redor do local onde a adaga foi encontrada, revelando novas descobertas.

Imagens da adaga / Crédito: Archaeological Service Graubünden

Luz sobre o passado

Dentre as novas descobertas após a iniciativa de Lucas, o grupo de especialistas localizou pontas, estilingues de chumbo, partes de escudos, moedas e travas das sandálias de sola pesada - chamadas de "caligae" em latim - semelhantes as usadas em chuteiras de futebol, mas aprimoradas para combate.

As análises dos itens prosseguiram ao longo de 2019 e o estudante foi agraciado pela contribuição, sendo reconhecido pelo cuidado e interferência sem ferir o local. Entrevistado pelo portal LiveScience, ele explicou a sensação de auxiliar com a classe científica local e levantas evidências sobre tal passagem histórica.

"Suspeitei que todo o sítio ainda não havia sido pesquisado meticulosamente, estava claro para mim que mais artefatos poderiam ser esperados. [...] Eu não esperava encontrar um item tão importante neste lugar bastante improvável", afirmou.


+Saiba mais sobre arqueologia por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg

Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD

Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL

História do Pensamento Arqueológico, de Bruce G. Trigger (2011) - https://amzn.to/34tKEeb

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W