Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Índia

Índia: Módulo lunar do país detecta evidência de um ‘terremoto na lua’

A evidência de um terremoto lunar pode ser a primeira desde os anos de 1970

Redação Publicado em 08/09/2023, às 19h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa da lua - Imagem de JB por Pixabay
Imagem ilustrativa da lua - Imagem de JB por Pixabay

Uma primeira evidência de um “terremoto lunar” desde os anos de 1970 pode ter sido detectado pelo rover lunar da Índia, no último dia 26, a partir do Instrumento para Atividade Sísmica Lunar (ILSA) anexado ao módulo de pouso Vikram. 

Segundo repercutiu o site Live Science, entre os anos de 1969 e 1977, havia sido detectado durante as missões lunares Apollo, pela primeira vez, atividades sísmicas na lua. Na época, o evento provou que a lua possuía uma estrutura geológica complexa escondida em suas profundezas.

Além disso, no X, a Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO) informou que a sonda “gravou um evento, aparentemente natural, em 26 de agosto de 2023”, e completou escrevendo: "A origem deste evento está sob investigação".

Em 2011, a NASA revelou em um estudo que assim como o núcleo da Terra, a lua, provavelmente, tinha na composição do núcleo ferro fluido rodeando uma bola de ferro sólida e densa.

Outros detalhes 

A hipótese do núcleo de ferro proposta em 2011 no estudo da NASA foi utilizada por investigadores que usaram dados do campo gravitacional para confirmá-la, em maio de 2023. Ao mesmo tempo, eles sugeriram que bolhas do manto derretidos da esfera luminosa, poderiam ser separadas do resto, indo para superfície como pedaços de ferro e gerando tremores à medida que avançavam.