Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Guinness World Records

Indiano de 13 anos bate recorde e é considerado 'calculadora humana'

Com apenas 13 anos, o jovem Aaryan Shukla entrou para o Guinness, o livro dos recordes, ao fazer adição mentalmente de 50 números de 5 dígitos em poucos segundos

Éric Moreira Publicado em 11/04/2024, às 10h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aaryan Shukla - Divulgação/Guinness World Records
Aaryan Shukla - Divulgação/Guinness World Records

Na última terça-feira, 9, um jovem indiano de apenas 13 anos chamou atenção ao conquistar um título no Guinness World Records, o livro dos recordes, por suas impressionantes habilidades de cálculo. Aaryan Shukla, nativo do estado de Maharashtra, é considerado uma "calculadora humana".

O recorde de Aaryan Shukla foi estabelecido na série de TV italiana Lo Show Dei Record, onde surpreende ao conseguir fazer, mentalmente, a soma de 50 números de cinco dígitos em apenas 25,19 segundos. Isso corresponde a uma adição a cada 0,5 segundos.

+ Walter Orthmann: brasileiro é o funcionário mais antigo do mundo

Conforme descrito pela Revista Galileu, no palco, o garoto estava diante de uma tela, e os números piscavam em sequência, um após o outro, tão rápido que a plateia sequer conseguia ler os números inteiros antes de serem substituídos pelo seguinte. Já Shukla, depois de o último número aparecer, levou apenas mais alguns segundos para terminar o cálculo mental e apontar a resposta correta.

+ Srinivasa Ramanujan, o gênio da matemática sem qualquer graduação

Carreira no cálculo

Ao Guinness, Aaryan Shukla conta: "Comecei a fazer matemática mental aos 6 anos de idade e depois, lentamente, gradualmente, comecei [...] a resolver problemas mais difíceis. Aí comecei a entrar em competições e aos poucos fui campeão mundial."

Mais recentemente, em 2022, ele se destacou ao vencer a Copa do Mundo de Cálculo Mental na Alemanha. Ele também é um dos fundadores do Conselho da Associação Global de Calculadores Mentais (AGCM), cujo objetivo é promover a colaboração de "calculadores mentais" para que seja expandida e fortalecida a matemática mental pelo mundo.

+ Babilônios usavam cálculo do Teorema de Pitágoras mil anos antes da criação da teoria, afirma cientista

Apesar do talento em matemática, essa não é sua única matéria preferida na escola: "Gosto igualmente de […] história, física, geografia e ciências." Ele também compartilha outros passatempos ao Guinness: "O primeiro é ler livros, […], principalmente de aventura ou mistério. E em segundo lugar, gosto de jogar e assistir críquete. Adoro coletar informações sobre críquete. Ah, e também adoro assistir futebol. Não jogo muito, mas mesmo assim gosto de ver as estatísticas."

Por fim, o jovem indiano ainda não decidiu qual carreira profissional pretende seguir em sua vida. Porém, ele garante que será, inevitavelmente, algo relacionado à matemática.