Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Era Viking

Indícios de ‘mercado’ da Era Viking são encontrados na Noruega

Utilizando uma técnica de penetração no solo, a equipe de pesquisadores responsáveis pela busca encontrou evidências de casas e outras estruturas

Redação Publicado em 19/02/2024, às 10h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Local que mantinha 'mercado' da Era Viking, na Noruega - Reprodução / Universidade de Stavanger
Local que mantinha 'mercado' da Era Viking, na Noruega - Reprodução / Universidade de Stavanger

Arqueólogos da Universidade de Stavanger anunciaram a possível descoberta de um mercado da Era Viking na ilha de Klosterøy, no sudoeste da Noruega. A equipe utilizou radar de penetração no solo para encontrar evidências de fossos, as fundações de três cais ou casas de barcos e outras estruturas perto do Mosteiro de Utstein.

O professor associado Håkon Reiersen do Museu de Arqueologia disse em declarações à ScienceNorway: “Recebemos numerosos achados de detectores de metais de Utstein nos últimos anos, incluindo itens associados ao comércio, como pesos e moedas”.

Uma das coisas que queríamos investigar com o radar de penetração no solo era se poderia haver vestígios adicionais de atividade comercial. Portanto, não estou surpreso que os resultados indiquem agora que Utstein era de fato um mercado na Era Viking e no início da Idade Média”, acrescentou Reiersen.

Uso das fossas

Kristoffer Hillesland, do Museu de Arqueologia da Universidade de Stavanger, sugere que as fossas podem ter sido usadas como oficinas de artesanato.Escavações também revelaram túmulos, fossas para cozinhar, camadas de solo indicativas de agricultura e vestígios de assentamento, segundo o Heritage Daily.

Ao considerar as descobertas das casas de fossa e estruturas adjacentes, em conjunto com a presença de túmulos e numerosos objetos associados ao comércio, reforça ainda mais a probabilidade de um mercado da Era Viking em Utstein", disse Grethe MoéllPedersen.

"Embora muitos indicadores sugiram que este pode ser um mercado, só não podemos ter 100% de certeza até que sejam realizadas mais investigações na área para verificar as conclusões", completou Pedersen.

As pesquisas por radar de penetração no solo foram realizadas em colaboração com os proprietários de terras em Utstein Gard, que se mostraram entusiasmados com as descobertas. A descoberta de um mercado Viking em Utstein pode fornecer aos historiadores uma nova perspectiva sobre o comércio e a vida cotidiana na Era Viking na Noruega.