Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Rei viking

O rei viking que deu nome ao Bluetooth e o seu local de descanso

Harald 'Bluetooth' Gormsson viveu no século 10, mas ficou conhecido por batizar uma tecnologia moderna um milênio depois

Redação Publicado em 07/08/2022, às 13h35 - Atualizado em 29/06/2023, às 15h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Representação do rei Harald 'Bluetooth' sendo batizado pelo bispo Poppo e moeda de sua época - Anagoria via Wikimedia Commons / Divulgação/Sven Rosborn
Representação do rei Harald 'Bluetooth' sendo batizado pelo bispo Poppo e moeda de sua época - Anagoria via Wikimedia Commons / Divulgação/Sven Rosborn

Você sabe qual a origem do nome "Bluetooth"? Curiosamente, a tecnologia que surgiu em 2010 e é conhecida por permitir a conexão sem fio a curta distância tem relação com um rei viking que viveu no século 10.

“Bluetooth” era o apelido do segundo rei da DinamarcaHarald Gormsson e a palavra foi ressuscitada para dar nome à tecnologia moderna criada pelo Vale no Sicílio, no estado norte-americano da Califórnia, que tanto conhecemos e usamos hoje.

Um milênio antes celulares e outros dispositivos conseguirem se conectar por meio do Bluetooth, o nobre foi responsável por governar a Dinamarca, entre 958 a 986, e conquisar a Noruega em 970, unificando a Escandinávia.

Gormsson também era apelidado de Blåtand, palavra dinamarqueza que pode ser traduzida para Dente Azul, em português. De acordo com a BBC, existem algumas teorias que tentam explicar essa forma de chamá-lo.

Uma delas sugere que o rei não tinha uma aparência considerada “muito nórdica”, ou seja, ele teria uma pele mais morena e cabelos escuros. O começo da palavra “Blå”, significa “escuro” no nórdico antigo.

No entanto, a hipótese mais difundida por pesquisadores sobre a questão é que o viking tinha um dente 'azulado' ou simplesmente escuro em decorrência de uma doença, o que lhe rendeu o apelido.

Túmulo do rei viking

Moeda viking da época do rei viking Harald Gormsson / Crédito: Divulgação/Sven Rosborn

Assim como a narrativa em torno da origem do seu apelido permanece em disputa, o local onde estão seus restos mortais também é alvo de discussões. Embora exista um relato da época que descreva que o rei viking foi enterrado em Roskilde, na Dinamarca, no final do século 10, há quem discorde.

Dois especialistas, o arqueólogo sueco Sven Rosborn e o pesquisador polonês Marek Kryda, escreveram publicações separadas em que argumentam como o “Bluetooth” original foi sepultado em Wiejkowo, na Polônia, segundo a revista Galileu.

Ambos argumentam que o local texe conexões com os vikings na época em que Gormsson morreu, ainda que não concordem sobre o local exato do vilarejo em que os restos mortais do monarca teriam sido deixados para a eternidade.

Para o polonês, autor do livro “Viking Poland” (“Polônia Viking”, em português), o rei foi enterrado em um "monte pagão" abaixo da igreja Católica Romana do século 19 de Wiejkowo, o que concluiu após ver uma grande forma do que podem ser sepultamentos vikings por meio de imagens de satélite, contou à Associated Press.

Já para o sueco, que escreveu “The Viking King's Golden Treasure” (“O tesouro dourado do rei viking”, em português), os restos do dinamarquês estão na área da Igreja da Concepção Imaculada da Abençoada Virgem Maria, situada em cima de uma colina.

Isso porque ele argumenta que o monarca se converteu do paganismo para o cristianismo, o que indica que ele fundou igrejas na região. Assim, teria recebido uma sepultura apropriada no cemitério da igreja.

Artefatos do rei

Antes de desenvolver a pesquisa sobre o local de descanso de Gormsson, Rosborn se interessou pelo assunto em 2014, quando Maja Sielski, uma menina de 11 anos cuja família se mudou da Suécia para a Polônia em 1986, mostrou a ele um artefato parecido com uma moeda com textos inscritos que estava sob posse de seus parentes há décadas.

Análises surpreendentemente revelaram que o texto em latim dizia: "Harald Gormsson, rei da Dinamarca, Suécia, Jomsburgo, e da cidade Aldinburg" e datava do século 10. O objeto havia sido retirado de um tesouro descoberto em uma tumba sob a igreja de Wiejkowo em 1841, ficando com os Sielskis a partir da Segunda Guerra Mundial.