Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Japão

Infecções por estreptococos atingem recorde preocupante no Japão

As infecções pela bactéria estão em escalada pelo território japonês desde o ano passado, preocupando autoridades de saúde

Redação Publicado em 15/03/2024, às 09h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem mostrando estreptococos em um nível microscópico - Divulgação/ Domínio Público
Imagem mostrando estreptococos em um nível microscópico - Divulgação/ Domínio Público

As autoridades do Japão estão preocupadas após a quantidade de pessoas diagnosticadas com infecção estreptocócica (causada por estreptococos) alcançar um número recorde no país. 

A forma mais grave da doença provocada pela contaminação do organismo pela bactéria é a síndrome do choque tóxico estreptocócico (STSS), que é mortal em 30% dos casos, conforme repercutido pelo The Guardian. 

Em 2023, o território japonês já havia registrado estatísticas recordistas de infecções, com 941 casos. Apenas nestes primeiros meses de 2024, porém, já foram documentados 378 casos, de forma que as autoridades do país temem que o número de infectados supere o do ano passado. 

Fatores desconhecidos 

O Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID) do Japão publicou recentemente um comunicado ao público abordando a séria crise de saúde, ainda de acordo com o veículo: 

Ainda existem muitos fatores desconhecidos sobre os mecanismos por trás das formas fulminantes (graves e repentinas) de estreptococos, e não estamos no estágio em que possamos explicá-los", disse a nota. 

As medidas preventivas contra os estreptococos são semelhantes às da prevenção da Covid-19, como lavar as mãos com frequência e cobrir a boca ao tossir, dado que a transmissão se dá de pessoa para pessoa.