Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Inglaterra: Descoberta de machado pré-histórico de 30 centímetros surpreende cientistas

A ferramenta, que é feita de pedra, é quase grande demais para ser manuseada

Redação Publicado em 06/07/2023, às 15h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de machado - Divulgação/ UCL Instituto de Arqueologia
Fotografia de machado - Divulgação/ UCL Instituto de Arqueologia

No condado não metropolitano de Kent, localizado na Inglaterra, arqueólogos fizeram recentemente uma impressionante descoberta de 800 artefatos pré-históricos que remontam à Era do Gelo. 

Dentre as relíquias, que têm cerca de 300 mil anos de idade cada, duas se destacam por seu tamanho "colossal": tratam-se de machados de mão feito de pedra, com o maior deles tendo quase 30 centímetros de comprimento. 

Descrevemos essas ferramentas como gigantes quando têm mais de 22 cm de comprimento, e temos duas nessa faixa de tamanho. A maior, com colossais 29,5 cm de comprimento, é um dos machados mais longos já encontrados na Grã-Bretanha", observou Letty Ingrey, arqueóloga sênior que lidera a missão científica, conforme divulgou a BBC. 

Perguntas ainda sem resposta 

Devido ao tamanho inusual dessas ferramentas, existe ainda a hipótese de que elas teriam um uso meramente cerimonial, ou seja, sem serem realmente utilizadas para funções práticas. 

Esses machados de mão são tão grandes que é difícil imaginar como eles poderiam ser facilmente segurados e usados. No momento, não sabemos ao certo por que ferramentas tão grandes foram feitas ou quais espécies de humanos primitivos as confeccionavam (...) Este sítio arqueológico oferece uma chance de responder a essas perguntas emocionantes”, complementou Ingrey.