Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Itália: Conheça a cidade eleita como 'capital da gentileza'

Grottaferrata, localizada na região de Lazio, na Itália, foi eleita como a “Capital da Gentileza 2025”; conheça algumas das iniciativas da população

Redação Publicado em 19/12/2023, às 14h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa das mãos de crianças - Reprodução/Pixabay/jarmoluk
Imagem ilustrativa das mãos de crianças - Reprodução/Pixabay/jarmoluk

Em novembro de 2022, a cidade italiana Grottaferrata foi agraciada com o título de “primeira comunidade construtora da gentileza do Lazio”. Agora, um novo reconhecimento às práticas de bondade foi feito, e a região foi eleita “Capital da Gentileza 2025”, pelo projeto nacional “Vamos construir a Gentileza”.   

Graças às ações realizadas nos últimos meses por associações, escolas, lares de idosos e cidadãos individuais, a cidade administrada por Mirko Di Bernardo, localizada na região do Lazio, se tornou líder da gentileza. 

Conforme repercutido pelo UOL, órgãos de comunicação institucional passaram a coletar histórias de conselhos e ações gentis presenciadas no cotidiano, e até mesmo propostas de leis sobre gentileza idealizadas por jovens e crianças. Este extenso levantamento é apenas uma das muitas iniciativas que visam difundir gentileza, tida pelo governo como um hábito social orientador de comportamentos diários. 

Atos de bondade

Para Di Bernardo, a nova denominação da cidade é tida como “um resultado que premia o empenho constante na área.”. “Através da participação dos cidadãos, especialmente dos setores mais jovens da população, tentamos fazer da gentileza um jogo e, ao mesmo tempo, uma nova cívica não escrita”, explicou o prefeito. 

Ficamos impressionados com a resposta dos cidadãos, que demonstraram de imediato e cada dia mais uma comunhão de intenções com a nossa administração, no sentido de tornar a nossa comunidade mais inclusiva, solidária e atenta. Agradeço sinceramente à delegada Federica Cattani e toda a administração municipal, já que esse reconhecimento nacional é fruto de um grande trabalho em equipe", acrescentou Mirko Di Bernardo sobre as iniciativas de gentileza em Grottaferrata.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!