Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Itália

Itália: Torre inclinada de quase mil anos pode colapsar

A torre Garisenda tem 48 metros e existe desde o século 12; segundo autoridades, a estrutura está instável e vem "cambaleando"

Redação Publicado em 11/12/2023, às 17h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia mostrando as torres Asinelli (mais alta) e Garisenda (mais baixa e sob risco de colapso) - Reprodução/ Wikimedia Commons
Fotografia mostrando as torres Asinelli (mais alta) e Garisenda (mais baixa e sob risco de colapso) - Reprodução/ Wikimedia Commons

Na Itália, a cidade de Bolonha se prepara para o possível colapso da torre Garisenda, com 48 metros, que existe desde o século 12. Conforme as autoridades, a estrutura está instável e vem “cambaleando”. A Garisenda está localizada ao lado da torre de Asinelli, que também data da Idade Média, e possui 97 metros. Elas são tidas como símbolos do município italiano.

Especialistas comentaram que, o motivo do colapso da Garisenda pode estar relacionado com um processo de esmagamento do monumento. A pedra, presente em sua estrutura, está se desintegrando gradualmente, como deixam claro as rachaduras que estão se expandindo. 

Segundo repercutiu o portal de notícias do UOL, com informações da ANSA Brasil, um porta-voz do governo disse à CNN que a torre está com quatro graus de inclinação e pode colapsar em 3 meses ou em 20 anos. 

Além disso, um relatório obtido pela CNN aponta que intervenções anteriores, com cabos e barras de aço, podem ter colaborado na danificação da torre. O processo também pode ter acelerado em razão dos eventos climáticos extremos. 

Outros detalhes 

Agora, a torre Garisenda está sendo monitorada pelas autoridades com um equipamento que, segundo a CNN, oferece leituras do estado da torre a cada 15 minutos. A praça onde as torres se encontram foi isolada para proteger o público e na Garisenda uma estrutura metálica será montada, que incluirá redes para suportar a queda de rochas.