Notícias » Arqueologia

Itens de adoração a divindades do Egito Antigo são encontrados na "Colina dos Faraós"

Arqueólogos destacam que, entre as novas descobertas, estão objetos em homenagem à deusa Hator

Redação Publicado em 27/09/2021, às 11h47

Item em homenagem à deusa Hator
Item em homenagem à deusa Hator - Divulgação / Ministério Egípcio de Turismo e Antiguidades

No dia 18 de setembro deste mês, uma equipe de arqueólogos encontrou uma série de objetos de adoração a Hator, uma das divindades do panteão egípcio. Com cabeça de vaca, ela era tida como a protetora das mulheres e simbolizava a fertilidade, amor, a beleza e também a música.

Cabeça da deusa Hator / Crédito: Divulgação / Ministério Egípcio de Turismo e Antiguidades

 

Os itens, que incluem um pilar de calcário, queimadores de incenso, potes de barro, pequenas estátuas, escamas de ouro e um olho de Hórusdourado, foram encontrados em um templo em Tell El Fara'in, ao norte do Cairo.

Conforme informou o Ministério de Turismo e Antiguidades do Egito, os objetos datam aproximadamente dos anos 664 a 332 a.C.

Os pesquisadores encontraram também estátuas de argila fabricadas em homenagem a Taweret, deusa em forma que protegia mulheres grávidas, de acordo com a Smithsonian Magazine.

Olho de Hórus encontrado / Crédito: Divulgação / Ministério Egípcio de Turismo e Antiguidades

 

Além disso, o local conhecido como "Colina dos Faraós" apresentou uma série de obras de arte de marfim as quais retratavam o dia a dia dos antigos. Algumas das cenas, segundo a fonte, apresentavam mulheres levando oferendas às divindades, enquanto outras retratavam plantas e animais.

No entanto, as descobertas não pararam por aí. Após escavações, os profisionais encontraram também uma sala de banho feita à base de tijolos de barro com uma bacia, uma vasilha utilizada para aquecimento da água, além de uma banheira.