Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Descoberta

Jardim revela importante descoberta histórica sobre os romanos

A descoberta foi feita na Escócia por pesquisadores e voluntários que identificaram ponto histórico importante; confira!

Redação Publicado em 07/11/2023, às 19h38 - Atualizado em 13/11/2023, às 17h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Voluntários no local onde a escavação ocorreu - Reprodução / Stirling Council
Voluntários no local onde a escavação ocorreu - Reprodução / Stirling Council

Em uma descoberta arqueológica, uma estrada de grande importância histórica foi revelada por escavações próximas à cidade de Stirling, antiga capital da Escócia.

Datando do século 1, essa via centenária foi construída pelos exércitos romanos e teve um papel fundamental na travessia do rio Forth, um curso d'água historicamente significativo que flui do Lago Ard até o Mar do Norte, a leste da Escócia.

A estrada de paralelepípedos que agora emerge das escavações testemunhou a passagem de diversas figuras notáveis da história britânica, incluindo os lendários William Wallace e Robert de Bruce, protagonistas da Guerra de Independência da Escócia contra a Inglaterra.

A rota, que anteriormente não estava mapeada de forma clara, também serviu como uma via estratégica para os romanos durante o reinado dos imperadores Antonino e Severino nos séculos 2 e 3, quando lançaram campanhas militares na Escócia, conforme a revista Galileu.

Os pesquisadores, ao lado de voluntários e estudantes locais, descobriram os vestígios dessa estrada histórica, uma vez pavimentada, mas que perdeu a manutenção após a partida dos antigos romanos. A estrada se conecta ao rio Forth por meio de um vau, um trecho raso que permitia a travessia a pé, a cavalo e até mesmo veículos terrestres.

Travessia histórica

Murray Cook, arqueólogo do Conselho de Stirling, disse em comunicado divulgado na quinta-feira passada, 2: "Antes de o vau ser construído aqui, era provável que o vau de Cambuskenneth fosse usado, que é o único lugar no rio Forth onde se pode atravessar sem molhar os pés".

Localizada nos arredores do Old Inn Cottage, uma casa de campo que data do século 17, a estrada se estende ao sul em direção a Falkirk, e, continuando, eventualmente conduziria à Inglaterra. Ao norte, ela levaria a uma travessia sobre o rio Tay e às fronteiras do Império Romano.

Para Chris Kane, o líder do Conselho de Stirlin, a descoberta comprova que o patrimônio da cidade remonta a mais de um milênio, marcando o início de sua rica história. "O lugar de Stirling no coração da Escócia e no coração da história escocesa é algo de que nos orgulhamos muito, e entender mais sobre a rota da estrada romana acrescenta mais um capítulo para compartilhar com os muitos visitantes que vêm de todo o mundo", concluiu Kane no comunicado.