Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Joias raras da Idade do Ferro e da Era Medieval são encontradas na Inglaterra

As impressionantes descobertas foram feitas por detectores de metais em diferentes áreas de Shropshire

Pamela Malva Publicado em 30/04/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Broche medieval descoberto na Inglaterra - Divulgação/Mark Lambert
Broche medieval descoberto na Inglaterra - Divulgação/Mark Lambert

Enquanto procuravam por tesouros em Shropshire, no oeste da Inglaterra, dois homens tiraram a sorte grande e encontraram joias bastante raras. Com detectores de metais, os exploradores identificaram um anel da Idade do Ferro e um broche medieval.

Christopher Mussell descobriu o pequeno anel de ouro nas terras de Frodesley, no sul de Shropshire. Datado de 400 a 200 a.C., o acessório foi o sexto desse tipo encontrado na Inglaterra e é bastante semelhante aos desenterrados anteriormente na Suíça.

A semelhança, segundo o Portable Antiquities Scheme, órgão que registra tais descobertas, indica duas possibilidades. O anel antigo pode ter sido importado de produtores suíços, ou é uma cópia feita na Grã-bretanha.

Anel e broche encontrados em Shropshire / Crédito: British Museum's Portable Antiquities Scheme

O broche de prata dourada, por sua vez, foi encontrado por Mark Lambert, em uma área próxima de Bridgnorth, e remonta aos anos entre 1200 e 1300 d.C.. Na peça, dois centauros foram esculpidos com delicadeza.

De acordo com Peter Reavill, um oficial de descobertas de Shropshire, “o broche quase não tem desgaste e parece tão bom quanto no dia em que foi perdido há 800 anos”. O artefato foi bem preservado, apesar de não contar mais com o pino original.

Ainda segundo Reavill, as duas peças foram feitas de metais bastante preciosos no condado onde foram encontradas e, por isso, são "extremamente raras”. Pensando nisso, o museu de Shropshire demonstrou interesse e deve adquirir as joias para expô-las em seguida.