Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Família Real

Joias usadas pela princesa Diana antes da trágica morte vão a leilão

Estimativas de preço apontam que as joias de Lady Di possam ser vendidas por cifra milionária

Redação Publicado em 12/05/2023, às 14h28 - Atualizado às 19h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Princesa Diana na estreia do balé "O Lago dos Cisnes", em 1997 - Reprodução/Vídeo
Princesa Diana na estreia do balé "O Lago dos Cisnes", em 1997 - Reprodução/Vídeo

Diana, Princesa de Gales, morreu em um trágico acidente de carro em Paris no dia 31 de agosto de 1997. Alguns meses antes, em junho, Lady Di saiu para aquele que seria seu último evento público no Reino Unido usando um colar que será leiloado, junto de brincos de diamantes e pérolas, no dia 27 de junho, em Nova York.

O conjunto de joias, conhecido como "Lago dos Cisnes", foi usado no dia 3 de junho de 1997, quando a princesa foi em uma estreia de uma versão atualizada do balé de Tchaikovsky que tem o mesmo nome das joias. Segundo o Nossa UOL, a obra de arte era apresentada pelo English National Ballet, com coreografia de Derek Deane.

Essas joias, uma encomenda pessoal de Diana à joalheira da Coroa britânica na época, Garrard, irão a leilão no próximo mês, e estimativas de preço quanto ao possível lance vencedor giram em torno de US$ 15 milhões (cerca de R$ 74 milhões, na cotação da data de redação desta notícia). 

As joias

O colar que Diana usou na estreia do balé "O Lago dos Cisnes" é composto de 164 diamantes lapidados e 14 diamantes marquise, com cinco pérolas do Mar do Sul em formato de gotas completando o design. Além do colar, um par de brincos que só ficaram prontos depois do evento também são vendidos em conjunto. Eles são compostos de 30 diamantes (15 em cada orelha), seis diamantes marquise e duas pérolas.

Não é a primeira nem a segunda vez que essas joias passam por um leilão. Após seu falecimento, seus parentes não guardaram essas peças específicas de joalheria, então elas foram leiloadas 23 anos atrás em um evento chamado "The Ultimate Auction". O primeiro comprador das joias foi um milionário do Texas.

Nove anos depois de aquirir as peças, o estadunidense as venderia para um ucraniano por um valor que não foi revelado. Esse segundo comprador, Mark Ginzburg, agora vai leiloar as joias novamente, e ele afirmou que uma parte dos lucros da venda serão usados para reconstruir seu país após a invasão da Rússia.