Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Tartaruga

Jonathan, o animal terrestre mais velho vivo, completa 190 anos

Jonathan é o animal terrestre mais velho conhecido da atualidade, tendo presenciado duas guerras mundiais

Redação Publicado em 03/12/2022, às 10h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tartaruga Jonathan, o animal terrestre mais velho vivo na atualidade - Divulgação/Guiness World Records
Tartaruga Jonathan, o animal terrestre mais velho vivo na atualidade - Divulgação/Guiness World Records

No mundo, é impossível que o número de seres vivos mais velhos que você aumente — a cada dia, ele diminui —, sendo impressionante quando alguma pessoa consegue responder um número de três dígitos quando questionada sobre sua idade. Porém, para Jonathan, uma tartaruga-das-seychelles, os 100 anos de idade se tornaram pouco já há algum tempo, e recentemente bateu a provável marca dos 190 anos — quase dois séculos!

A grande tartaruga nasceu logo após a morte de Napoleão Bonaparte, e é oficialmente o animal terrestre vivo mais velho do planeta, que seja de conhecimento geral. Jonathan vive no território britânico da ilha de Santa Helena — onde o imperador francês morreu, em 1821.

A partir de análise de sua carapaça, e algumas das medidas entre as linhas ali presentes, especialistas calculam que Jonathan deve ter nascido por volta de 1832, e que teria sido levado para a ilha britânica quando ainda jovem, aos 50 anos — partindo das ilhas Seychelles, na África Oriental, de onde se origina.

Porém, apesar de atualmente serem comemorados precisamente 190 anos, o número ainda se trata apenas de uma estimativa. Observando uma fotografia de Jonathan tirada logo após sua chegada em Santa Helena, em 1882, especialistas concluíram que ele tinha pelo menos 50 anos na época — sendo praticamente certeza de que o valor era maior.

Hoje, a tartaruga vive na residência oficial do governador de Santa Helena, onde também será comemorado seu aniversário, com a emissão de um novo selo especial para a ocasião — sendo que ele já estampa moedas de 5 centavos e selos do órgão de imigração da ilha. Para as comemorações, Jonathan terá um 'bolo' feito com seus alimentos favoritos: cenoura, alface, pepino, maçã e pera, como informado em texto da AFP ao UOL.

Jonathan, a tartaruga e animal terrestre vivo mais velho do planeta
Jonathan, a tartaruga e animal terrestre vivo mais velho do planeta / Crédito: Foto por Kevstan pelo Wikimedia Commons

Vida pessoal e histórica

Embora Jonathan já tenha perdido algumas de suas capacidades em decorrência da idade, como a visão e o olfato — sua audição segue intacta —, sem mencionar toda a história que 190 anos carregam, a grande tartaruga segue sempre 'na ativa'. Segundo a então governadora da ilha, Lisa Phillips, ele possui predileção por uma jovem tartaruga de 50 anos chamada Emma.

Eu o ouço regularmente no gramado brincando com Emma. Mas tenho que observá-los quando eles entram em ação, porque as tartarugas podem virar de costas e nunca mais se levantar. Isso não estava na descrição do meu trabalho!", brinca Phillips.

"Se pensarmos que ele nasceu em 1832 (...) Deus, como o mundo mudou!", comenta Joe Hollins, um veterinário aposentado que cuida de Jonathan. "As guerras mundiais, a ascensão e a queda do Império Britânico, os governadores, os reis e as rainhas que se sucederam, é extraordinário!"

Jonathan já se tornou uma figura histórica, e é conhecida por todos os lugares como sendo o animal terrestre vivo mais velho — título esse dado diretamente pelo Livro Guinness de Recordes. Por isso, mesmo que ainda seja esperado que o animal viva por muitos anos, já existem planos para eternizá-lo após sua morte: sua carapaça será preservada para que Jonathan ainda possa existir no futuro.