Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Jornalista russa

Jornalista russa que protestou contra guerra foge da prisão e deixa país

Jornalista russa famosa ao protestar contra a guerra durante programa ao vivo, foge do país

Redação Publicado em 17/10/2022, às 11h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Marina Ovsyannikova em protesto na TV russa - Divulgação / Twitter / @maxseddon
Marina Ovsyannikova em protesto na TV russa - Divulgação / Twitter / @maxseddon

A ex-jornalista da TV estatal russa Marina Ovsyannikova, conhecida mundialmente após interromper um programa ao vivo da emissora que trabalhava, segurando um cartaz escrito "não acredite na propaganda. Eles estão mentindo para vocês aqui", como forma de protesto as invasões da Rússia a Ucrânia, conseguiu escapar da prisão domiciliar e fugiu do país, de acordo com o seu advogado.

A informação foi divulgada nesta segunda-feira, 17, pelo advogado da jornalista, Dmitry Zakhatov. Ele explica que Ovsyannikova, que se encontrava em prisão domiciliar enquanto aguardava o processo da Justiça da Rússia, está "atualmente sob proteção de um estado europeu". O seu representante não chegou a explicar como foi a fuga.

Prisão

A jornalista de 44 anos, que ficou famosa ao protestar contra as invasões em um momento em que o país havia proibido os veículos de comunicação de comentarem sobre a guerra, foi presa em agosto após ser denunciada de propagar notícias falsas sobre as Forças Armadas da Rússia.

A mulher foi acusada ao dizer "o que está acontecendo na Ucrânia é um crime e a Rússia é a agressora". Segundo informações do G1, logo em seguida, a jornalista falou sobre como os russos agem em relação ao comportamento do Kremlin.

Nós não protestamos quando o Kremlin envenenou Alexei Navalny. Nós silenciosamente observamos esse regime desumano. Agora o mundo inteiro virou as costas para nós, e nem dez gerações de nossos descendentes vão limpar essa guerra entre irmãos", declarou a ex-jornalista TV estatal russa na época.

Caso Ovsyannikova for apontada como culpada, ela pode ser julgada até dez anos de prisão.