Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Copa do Mundo

La’eeb, mascote da Copa, ganha versão abrasileirada: Conheça La’SUS

Após ser apelidado de ‘Tapioca homofóbica’, La’eeb vira símbolo do SUS e da busca pelo hexa

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 24/11/2022, às 12h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
La'SUS, adaptação do mascote da Copa - Reprodução / Twitter
La'SUS, adaptação do mascote da Copa - Reprodução / Twitter

A Copa do Mundo FIFA Qatar 2022 começou no último domingo, 20, e já vem gerando ótimos memes pela internet. Um dos principais é em relação ao mascote La’eeb, que já ganhou nomes como 'Gasparzinho', 'Arraia Albina' ou até mesmo 'Tapioca homofóbica'.

Mas a criatividade do povo brasileiro não para por aí. Em Vitória, capital do Espírito Santo, o mascote ganhou uma versão abrasileirada em uma Unidade de Saúde no bairro Praia de Suá. Assim, La’eeb virou La’SUS. 

Saúde e Copa

Segundo matéria do G1, a idealizadora de La’SUS é a agente comunitária Rose Justiano, de 55 anos. Trabalhando na unidade de saúde há duas décadas, ela resolveu animar o ambiente de trabalho um dia antes da estreia do Brasil na Copa — que acontece hoje, 24, a partir das 16 horas. 

A inspiração veio de uma tentativa de torcer pelo Hexa e, ao mesmo tempo, valorizar o Sistema Único de Saúde entre os pacientes. "Perguntei pra minha diretora se podia fazer o mascote da Copa para enfeitar a unidade”, disse Justiano ao G1.

Eu procurei na internet pra ver como fazia. Aí como não ia colocar o símbolo do Qatar, pensamos em homenagear o SUS e aí veio a ideia de colocar o nome, La'SUS. A gente quis aproveitar também e pegar o pano azul pra simbolizar o novembro azul", completou.