Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espanha

Lava do vulcão Cumbre Vieja entra em contato com águas do mar

Para especialistas, o ocorrido pode ser perigoso; confira vídeo!

Penélope Coelho Publicado em 29/09/2021, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lava do vulcão Cumbre Vieja tocando o mar - Divulgação/ G1
Lava do vulcão Cumbre Vieja tocando o mar - Divulgação/ G1

O instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias informou, através de comunicado, que a lava do vulcão Cumbre Vieja tocou o mar do Atlântico, na última terça-feira, 28. As informações são do G1.

Desde que o vulcão entrou em erupção, no dia 19 de setembro, o arquipélago espanhol foi dominado por seu rastro de destruição. Sabe-se que mais de 6 mil moradores da região tiveram que deixar suas casas em decorrência dos estragos causados pela lava.

De acordo com especialistas, o ocorrido já era esperado. O fato da lava do vulcão entrar em contato com o oceano pode ser preocupante. Após o resfriamento da substância, é possível que gases tóxicos, carregados de ácido clórico, sejam liberados. O contato pode provocar explosões com ondas tóxicas de água fervente.

Em nota, o Instituto Geográfico Nacional da Espanha afirmou que continua monitorando a atividade vulcânica na ilha. Segundo revelado na reportagem, até o momento não há registro de feridos ou de mortes causadas pelo Cumbre Vieja.

Confira o momento em que a lava toca o mar.