Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mackenzie

'Levarei meu fuzil', diz aluno em grupo pró-Bolsonaro em universidade Mackenzie

Mackenzie suspende aulas antes de segundo turno

Redação Publicado em 28/10/2022, às 15h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de fachada da Universidade Mackenzie - Reprodução / Vídeo
Imagem ilustrativa de fachada da Universidade Mackenzie - Reprodução / Vídeo

Em um grupo de WhatsApp, alunos da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, trocaram mensagens alegando que agirão com violência contra alunos da instituição que farão ato nesta sexta-feira, 28, em prol de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Nesta quinta-feira, 27, circularam entre funcionários e estudantes da Mackenzie,  prints das mensagens trocadas entre os alunos. Um dos alunos escreve: "Em nome de Bob Jeff [Roberto Jefferson], levarei meu fuzil".  "Quem derrubar mais petista, eu pago uma dose", diz outro. E um terceiro questiona: "Pode ir armado?".

Como informado pela Folha de São Paulo, a instituição emitiu um comunicado dizendo que as aulas no campus Higienópolis estão suspensas nesta sexta, 28, em "virtude do preparo dos prédios do campus" para o segundo turno, no domingo, 30. A medida não foi adotada no primeiro turno.

as autoridades, municipais e estaduais, foram responsavelmente informadas para que seja mantida a segurança e a ordem na área", disse a Universidade por meio de nota.

A mensagem de um suposto aluno do ato a favor de Lula, também circula no grupo:  "Vamos matar os bolsominions", diz. Segundo os alunos que organizam o “Maria Antônia Pela Democracia”, que defende a candidatura do petista, não há registros de que essa mensagem tenha sido enviada no grupo a favor da candidatura de esquerda. 

Eles afirmam que o conteúdo foi compartilhado dentro do grupo “Mack Verde e Amarelo” e providências junto à ouvidoria da universidades serão tomadas para que se possa identificar e punir os autores.

Mack verde e amarelo

Em 1968, ocorreu a batalha “Maria Antônia”, na qual, alunos de esquerda da Universidade de São Paulo (USP) e de direita do Mackenzie, se enfrentaram. Um dos membros do grupo do WhatsApp “Mack Verde e Amarelo”, disse que os alunos pró PT querem  "uma reedição da batalha da Maria Antônia". 

"Tem que metralhar essa petralhada", escreve um deles.

Em seu Instagram, o “Mack verde e amarelo”, publicou nesta quinta-feira, 27, uma nota alegando que os organizadores dos dois movimentos conversaram e se comprometeram a manter "a paz e a distância".

Foi decidido que as manifestações ocorrerão em horários distintos, com a manhã reservada para o Mack Verde e Amarelo, que se reunirá na rua Maria Antônia e "Durante a tarde/noite, a direita se manterá dispersada, com suas camisetas verdes e amarelas, porém sem se encontrarem e se unirem em locais". Enquanto que o Mack com Lula fará o ato pela democracia às 19h, também com concentração na rua Maria Antônia.