Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Submarino

Leve dano em submarino já causaria tragédia, diz especialista

Destroços do submersível Titan foram encontrados nesta quinta-feira, 22

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 22/06/2023, às 16h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O submarino Titan - Divulgação / OceanGate
O submarino Titan - Divulgação / OceanGate

Um leve dano na estrutura do submarinoTitan, que desapareceu no Oceano Atlântico, já provocaria uma enorme tragédia. É o que diz o professor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e doutor em Ciências em Engenharia Oceânica Geraldo Portela.

"É como se fosse uma lata de refrigerante. Você pode ter uma entrada de água na escotilha ou na própria estrutura feita de titânio misturada com fibra de vidro e, então, pode ter tido uma falha ou um choque. Se chocar com alguma superfície dura durante a aproximação e provocar um amasso ou um dano, aquilo ali pode evoluir, escalonar e chegar a uma ruptura, porque eles estão a 4.000m de profundidade", disse o especialista.

Ele comentou o tema, antes mesmo que as autoridades confirmassem que os destroços encontrados eram de fato partes do Titan.

É muita pressão. Qualquer pequena falha, qualquer choque ou qualquer dano estrutural pode se transformar em uma tragédia. E se há destroços, é porque houve dano estrutural", destacou o professor, em declaração dada ao portal UOL.

Destroços do submersível

Infelizmente, a Guarda Costeira dos EUA confirmou nesta quinta-feira, 22, a morte das cinco pessoas que estavam a bordo do submersível da OceanGate, após a descoberta de destroços do submarino. A embarcação estava desaparecida desde o último domingo, 18.

"Agora acreditamos que nosso CEO Stockton Rush, Shahzada Dawood e seu filho Suleman Dawood, Hamish Harding e Paul-Henri Nargeolet, infelizmente, foram perdidos. Esses homens eram verdadeiros exploradores que compartilhavam um distinto espírito de aventura e uma profunda paixão por explorar e proteger os oceanos do mundo", disse a empresa em nota.