Notícias » Cultura

Livro analisa questões desprezadas por teóricos do contrato social

“O contrato sexual”, de Carole Pateman, aborda o patriarcado moderno e o domínio de brancos sobre os negros

Victória Gearini | @victoriagearini Publicado em 06/04/2021, às 13h59

Capa da obra O contrato sexual (2020)
Capa da obra O contrato sexual (2020) - Divulgação / Editora Paz&Terra

Lançada no final de 2020 pela Editora Paz&Terra, a obra “O contrato sexual”, da cientista política Carole Pateman, apresenta uma análise inovadora sobre a teoria política do movimento feminista.

[Colocar ALT]
O contrato sexual, de Carole Pateman (2020) / Crédito: Divulgação / Editora Paz&Terra

Nascida em 1940, na Inglaterra, Carole Pateman é conhecida mundialmente pela sua imensa contribuição à teoria democrática e teoria política feminista. Ao longo da sua carreira como cientista política, a autora lecionou em diversas instituições renomadas, como a Universidade de Stanford e a Universidade de Princeton. Além disso, foi contemplada com inúmeros prêmios, entre eles o Prêmio Johan Skytte em Ciências Políticas, em 2012.

Em sua obra “O contrato sexual”, a especialista analisa conceitos que permeiam a sociedade moderna, como a liberdade e a subordinação. Para isso, resgata memórias pessoais e entrelaça a conceitos teóricos que adquiriu ao longo dos anos.

Neste ilustre livro, a escritora reflete, ainda, como teóricos do contrato social deixaram de lado estudos sobre o contrato sexual. De acordo com a autora, tal método compactua com o patriarcado moderno e despreza a emancipação feminina.

“Os homens que, supostamente, fazem o contrato original são homens brancos, e seu pacto fraterno tem três aspectos: o contrato social, o contrato sexual e o contrato da escravidão, que legítima o domínio dos brancos sobre os negros”, escreveu Carole Pateman.

Com tradução de Marta Avancini, este ilustre livro encontra-se disponível na Amazon em formato Kindle e capa comum.


+Saiba mais sobre obras de Carole Pateman disponíveis na Amazon:

O contrato sexual, de Carole Pateman (2020) - https://amzn.to/2Q1oywe

The Disorder of Women: Democracy, Feminism, and Political Theory (Edição Inglês), de Carole Pateman (1990) - https://amzn.to/39OmoHh

The Sexual Contract (Edição Inglês), de Carole Pateman (1988) - https://amzn.to/3mpSEFP

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W