Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Saturno

Lua de Saturno pode ter oceano escondido sob sua superfície, dizem cientistas

Após cálculos a respeito da órbita da pequena lua Mimas, um grupo de pesquisadores concluiu que existe um oceano em seu interior, entenda!

Redação Publicado em 08/02/2024, às 11h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem representando Mimas - Divulgação/ Observatoire de Paris
Imagem representando Mimas - Divulgação/ Observatoire de Paris

Embora seja mais conhecido por seus anéis, Saturno também é o planeta do Sistema Solar que têm mais luas — ele tem mais de 140 satélites naturais o orbitando. Entre eles, está Mimas, que é um dos menores. 

Recentemente, porém, astrônomos descobriram um detalhe interessante a respeito desta lua. Sua descoberta foi feita graças à missão especial Cassini-Huygens, que investigou Saturno entre 1997 e 2017, tendo também sobrevoado Mimas. 

Entre os dados coletados pelo equipamento, estão evidências que este satélite de Saturno possui um oceano secreto sob sua crosta gelada. Os cientistas responsáveis pelo estudo recente, que foi publicado na Nature na última quarta-feira, 7, analisaram o movimento de órbita de Mimas. 

Mais detalhes

Segundo os especialistas, a maneira como a lua se movimenta apenas faz sentido caso seu núcleo não seja rochoso, e sim líquido. Os cálculos indicam que este oceano está a cerca de 20 ou 30 quilômetros de profundidade. 

Esta descoberta adiciona Mimas a um clube exclusivo de luas com oceanos internos, incluindo Encélado e Europa, mas com uma diferença única: o seu oceano é notavelmente jovem, estimado em apenas 5 (milhões) a 15 milhões de anos", explicou Nick Cooper, que foi um dos autores do artigo científico.