Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Hamas

Lula é elogiado pelo Hamas ao comparar Gaza com o Holocausto

Grupo extremista Hamas elogiou o presidente brasileiro Lula por comparar o que acontece na Faixa de Gaza com o holocausto cometido pelos nazistas

Redação Publicado em 18/02/2024, às 18h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O presidente Lula (à esqu.) e registro de destruição em Rafah, Gaza (à dir.) - Getty Images
O presidente Lula (à esqu.) e registro de destruição em Rafah, Gaza (à dir.) - Getty Images

O grupo extremista Hamas elogiou o presidente Luis Inácio Lula da Silva neste domingo, 18. O presidente comparou a atuação de Israel na Faixa de Gaza com o que aconteceu durante o holocausto cometido pelos nazistas.

Durante entrevista em Adis Abeba, Etiópia, no qual participou da 37ª Cúpula da União Africana, Lula foi questionado a respeito dos países que deixaram de fazer repasses para a UNRWA, agência da ONU que ajuda refugiados palestinos.

Assim, o presidente chamou atenção para os países que não enxergam o que realmente acontece hoje na Faixa de Gaza, enquanto o mundo presencia a guerra entre Israel e o Hamas. "Não é uma guerra entre soldados e soldados. É uma guerra entre um exército altamente preparado e mulheres e crianças", afirmou ele.

Para Lula, Israel comete genocídio na Faixa de Gaza. Assim, ele comparou a ação do país com o que os nazistas fizeram durante a Segunda Guerra Mundial.

"O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu: quando o Hitler resolveu matar os judeus", disse Lula.

Hamas elogia

Através do canal oficial no Telegram, repercute o UOL, o grupo extremista Hamas elogiou a resposta de Lula. Para o grupo, "a declaração surge no contexto de uma descrição precisa daquilo a que o nosso povo está exposto".

Além disso, o Hamas acredita que a fala "revela a enormidade do crime sionista cometido com disfarce e apoio aberto pela administração americana liderada pelo presidente [Joe] Biden"

Assim, o Hamas fez um apelo a Corte Internacional de Justiça "para que tenha em conta a declaração do presidente brasileiro relativamente às violações e atrocidades que o nosso povo palestino está a sofrer nas mãos do exército de ocupação criminoso e dos seus colonos terroristas, que nunca foram testemunhadas na história moderna".

"Apreciamos a declaração do presidente brasileiro Lula da Silva, que descreveu aquilo a que o nosso povo palestino está a ser submetido na Faixa de Gaza como um Holocausto, e que o que os sionistas estão a fazer hoje em Gaza é o mesmo que Hitler nazista fez aos judeus durante a Segunda Guerra Mundial", afirmou o Hamas em comunicado.