Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Lula

Lula e Janja visitam as pirâmides do Egito em dia de folga

Presidente chegou no Egito nesta quarta-feira, 14, e deve cumprir agenda oficial no Cairo a partir de quinta-feira; em dia livre, ele e a primeira-dama visitaram as históricas pirâmides

Éric Moreira Publicado em 14/02/2024, às 12h54 - Atualizado às 13h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do presidente Lula com a primeira-dama Janja, e uma das pirâmides de Gizé, no Egito, com uma esfinge - Getty Images
Fotografia do presidente Lula com a primeira-dama Janja, e uma das pirâmides de Gizé, no Egito, com uma esfinge - Getty Images

Nesta quarta-feira, 14, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou na cidade do Cairo, no Egito, onde vai cumprir com agenda oficial a partir de quinta-feira. Aproveitando a falta de compromissos hoje, ele visitou as pirâmides do Egito, ao lado da primeira-dama, Rosângela Silva, a Janja.

Lula desembarcou no Cairo por volta das 9 da manhã (horário local), segundo a Folha de S. Paulo. Também é descrito que ele ainda deve visitar o Novo Museu do Egito, que não foi oficialmente aberto ao público, em uma agenda privada.

A atual viagem que o presidente faz contará com um total de cinco dias pelo continente africano, onde, além do Egito, também visitará a Etiópia para participar da cúpula da União Africana. Após desembarcar no Cairo, Lula seguiu para o palácio Qubba, um dos prédios do governo egípcio destinado especialmente a hospedar líderes estrangeiros.

Vale mencionar que essa visita ao Egito de Lula ocorre pouco mais de 20 anos após a primeira vez que esteve no país, durante seu primeiro mandato, o que aconteceu em dezembro de 2003. Na ocasião, estava acompanhado da então primeira-dama Marisa Letícia, e visitou o Museu do Cairo, onde pôde ver pessoalmente os objetos do faraó Tutancâmon, cuja tumba foi descoberta intacta em 1922.

+ Há 100 anos, a impressionante tumba do faraó Tutancâmon era encontrada no Egito

Compromissos presidenciais

Na quinta-feira, 15, o presidente Lula será recebido pelo ditador do Egito, Abdel Fattah al-Sisi, com quem terá uma reunião em que assinarão alguns atos, especialmente nas áreas de cooperação de comércio, ciência e tecnologia, além de estar previsto o lançamento de um voo direto entre São Paulo e o Cairo.

À tarde, Lula deve visitar a sede da Liga Árabe, também no Cairo, onde pode fazer um discurso aos representantes presentes. Mais uma vez, seria um elemento semelhante com sua visita ao país em 2003, quando se tornou o primeiro líder latino-americano a discursar na entidade.