Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Luzes misteriosas

Luzes misteriosas surgem novamente nos céus dos EUA

Luzes foram vistas na costa oeste do país; especialista explica fenômeno

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 20/03/2023, às 08h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Luzes vistas no céu dos EUA - Divulgação / Twitter
Luzes vistas no céu dos EUA - Divulgação / Twitter

Moradores da costa oeste dos EUA registraram, no último sábado, 18, uma série de "luzes misteriosas" no céu. Os registros foram feitos nos estados da Califórnia e do Oregon.

Como aponta o portal de notícias UOL, as luzes surgem como cometas nas imagens que circulam nas redes sociais. No entanto, como não sabiam do que se tratavam, alguns moradores declararam estar assustados com o que viam, enquanto outros comemoravam o fenômeno

Não demorou muito para que os vídeos viralizassem no Twitter e no Instagram, de modo que surgiram teorias de que aquelas luzes poderiam ser ovnis (objetos voadores não-identificados) ou até mesmo uma "invasão alienígena".

Explicação do fenômeno

Entretanto, de acordo com o astrofísico Jonathan McDowell, da Universidade de Harvard, as luzes seriam apenas "lixo espacial", que pega fogo quando rompe a atmosfera ao retornar para o planeta Terra.

Em seu perfil no Twitter, o especialista escreveu que se trata de uma parte de um satélite de comunicação japonês, o "ICS-EF", que foi lançado em 2009. O objeto pesava cerca de 310 kg.

Ele foi, provavelmente, quase completamente queimado durante a reentrada, mas qualquer pequena parte sobrevivente deve ter chegado, suponho, à área do [Parque Nacional de] Yosemite [na Califórnia]", disse McDowell.