Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Bernadete

Mãe Bernadete: Líder quilombola teria relatado ameaças ao STF, revela filho

O filho de Mãe Bernadete revelou que, antes de morrer, a mãe já tinha avisado sobre ameaças que sofreu

Redação Publicado em 18/08/2023, às 15h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A líder quilombola, mãe Bernadete - Reprodução / Redes Sociais / X / @Jeronimoba13
A líder quilombola, mãe Bernadete - Reprodução / Redes Sociais / X / @Jeronimoba13

O filho de Bernadete Pacífico, líder quilombola assassinada a tiros na última quinta-feira, 17, revelou que sua mãe havia solicitado reforço na segurança e proteção ao Supremo Tribunal Federal (STF) semanas antes de sua trágica morte.

Wellington Pacífico relatou que eles vinham enfrentando ameaças, conforme compartilhou em uma entrevista ao Jornal Correio, da Bahia. "Ela falou, pediu por mais segurança e eu estava presente no dia. Nós somos perseguidos, as nossas lideranças são mortas. Eu perdi meu único irmão há seis anos e, agora, perco minha mãe da mesma forma, através de execução".

De acordo com o UOL, em julho, Mãe Bernadete expressou suas preocupações em relação às ameaças durante um encontro com a ministra do STF Rosa Weber.

Acho que quando chega até a morte, a revolta já é muito grande. O descaso das autoridades, principalmente quando se trata do povo negro [...] Recentemente, perdi um outro amigo e amiga de quilombo também. É o que nós recebemos: ameaças. Principalmente, de fazendeiros e de pessoas da região. Hoje, vivo assim: não posso sair que estou sendo revistada, minha casa é toda cercada de câmera, me sinto até mal com um negócio desse. Mas é o que acontece".

A morte da quilombola

Bernadete Pacífico foi morta a tiros no Quilombo Pitanga dos Palmares. Os criminosos teriam invadido o terreiro da comunidade, fizeram familiares como reféns e, em seguida, executaram a líder quilombola com disparos de arma de fogo. Sua trajetória já estava marcada por tragédias, uma vez que ela também era mãe de Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, conhecido como Binho do Quilombo, que foi assassinado quase seis anos atrás, em 19 de setembro de 2017.

Jerônimo Rodrigues, o governador da Bahia determinou que as polícias Militar e Civil conduzam uma investigação rigorosa. A Conaq (Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas) exigiu ação imediata do Estado brasileiro para proteger as lideranças do Quilombo de Pitanga de Palmares, em nota.

O ex-presidente Lula (PT) expressou solidariedade aos amigos e familiares de Maria Bernadete, enquanto o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania enviou uma equipe para investigar a morte da líder quilombola. A Polícia Federal informou que conduzirá uma apuração sobre o caso, que será mantida sob sigilo.