Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Paleontologia

Maior pescoço de dinossauro tinha tamanho de ônibus com seus quase 15 metros

Especialistas compararam os ossos de um dinossauro com seus parentes e conseguiram chegar à estimativa do mais longo pescoço conhecido na natureza

Redação Publicado em 15/03/2023, às 15h12 - Atualizado em 16/03/2023, às 18h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ilustração do saurópode Mamenchisaurus sinocanadorum, dono do maior pescoço da natureza, pela artista e bióloga brasileira Júlia D'Oliveira - Divulgação/Redes Sociais /Júlia D'Oliveira/@tupandactylus
Ilustração do saurópode Mamenchisaurus sinocanadorum, dono do maior pescoço da natureza, pela artista e bióloga brasileira Júlia D'Oliveira - Divulgação/Redes Sociais /Júlia D'Oliveira/@tupandactylus

Um impressionante estudo publicado nesta quarta-feira, 15, no periódico científico Journal of Systematic Palaeontology revelou o maior pescoço conhecido na história da natureza. O saurópode Mamenchisaurus sinocanadorum era um dinossauro que viveu há 162 milhões de anos, durante o período geológico Jurássico, e tinha um pescoço do tamanho de um ônibus, com impressionantes 15,1 metros.

M. sinocanadorum vivia no noroeste da China, onde hoje fica a região autônoma de Xinjiang Uyghur. Esse dinossauro pescoçudo bateu todos os recordes de seus parentes saurópodes, com os pescoços comumente longos.

Um dos autores do estudo, o paleontólogo da Universidade Stony Brook de Nova York Andrew Moore, explicou ao LiveScience que o longo pescoço do Mamenchisaurus sinocanadorum, como o de outros saurópodes, teria feito do animal um comedor de folhas eficiente, capaz de pastar enormes volumes de comida mantida em grandes alturas até chegar ao próximo "local rico em vegetação".

Dinossauro pescoçudo

Os primeiros fósseis do M. sinocanadorum foram encontrados em 1987 e incluíam um osso da mandíbula e algumas vértebras e costelas do pescoço do dinossauro. Comparando os achados com os ossos de outros saurópodes, os especialistas perceberam que esses interessantes animais chineses tinham os maiores pescoços de "toda história da vida terrestre", como disse Moore.

O segundo dinossauro mais pescoçudo do mundo é o Xinjiangtitan shanshanesis, que tem um pescoço de 13,4 metros e o mais preservado já encontrado entre esses dinossauros.

Nas comparações com os fósseis mais comuns entre os saurópodes, os pesquisadores chegaram ao número provável de 18 vértebras cervicais, e então aproximaram o tamanho do pescoço do M. sinocanadorum com base nos fósseis encontrados.

Para proteger o pescoço enorme, esses dinossauros tinham costelas de cerca de 4 metros na área da garganta para sustentar e prevenir danos à estrutura gigante. Essa característica especial provavelmente surgiu evolucionariamente porque fazia os dinossauros serem muito mais efetivos no consumo de folhas.