Notícias » Mundo

Maior que NY: Iceberg se desprende da Antártica

O imenso pedaço de gelo quebrou-se da chamada plataforma de gelo Brunt

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 01/03/2021, às 15h59

Fotografia da rachadura que se formou antes da quebra do iceberg
Fotografia da rachadura que se formou antes da quebra do iceberg - Divulgação / Equipe Halley / British Antarctic Survey

Na última sexta-feira, 26, um iceberg com uma extensão de 1270 quilômetros quadrados desprendeu-se da Plataforma de gelo Brunt, uma das geleiras da Antártica. O evento, embora significativo, não foi uma surpresa: a plataforma já exibia uma rachadura desde novembro do ano passado. 

"Nossas equipes no BAS foram preparadas para o nascimento de um iceberg da plataforma de gelo de Brunt durante anos", comentou Dame Jane Francis, que é a diretora do British Antarctic Survey, em entrevista divulgada pelo Live Science. Apenas na última década, a Plataforma Brunt já se partiu de forma semelhante em outras três ocasiões. 

A especialista ainda informou quais as previsões do órgão a respeito da trajetória do novo iceberg: "Nas próximas semanas ou meses, o iceberg pode se afastar, ou pode encalhar e permanecer próximo à Plataforma de gelo de Brunt”. 

"Embora a quebra de grandes partes das plataformas de gelo da Antártica seja uma parte inteiramente normal de seu funcionamento, grandes eventos de quebra, como o detectado na plataforma de gelo de Brunt na sexta-feira, permanecem bastante raros e emocionantes", comentou ainda o professor Adrian Luckman, que esteve monitorando a geleira de perto nas últimas semanas, em entrevista à BBC.