Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Mais de 1000 desalojados: chuvas atingem norte de Minas

Após as tragédias no sul baiano, as chuvas e inundações estão impactando municípios de Minas Gerais

Pedro Paulo Furlan, sob supervisão de Pamela Malva Publicado em 29/12/2021, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rio transbordado devido às chuvas no norte de Minas Gerais - Divulgação / Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais
Rio transbordado devido às chuvas no norte de Minas Gerais - Divulgação / Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

Nas últimas semanas, a Bahia tem passado por uma grande tragédia em relação às suas chuvas e inundações, que resultaram em mais de 30 mil pessoas desabrigadas, em especial no sul do estado. Após uma previsão meteorológica de que as chuvas iriam atingir estados do sudeste, o norte de Minas Gerais já está sofrendo com este fenômeno.

Ao menos três cidades na região apresentaram impactos negativos destas chuvas, contando com inundações e pessoas desalojadas, mesmo que, felizmente, ainda não tenha havido nenhuma vítima fatal. Os números registrados pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais mostram nesta quarta-feira, 29, 1134 desalojados e 58 desabrigados.

A diferença entre estas duas categorias está no fato que pessoas desabrigadas perderam suas moradias e estão em abrigos públicos, enquanto desalojadas evacuaram suas casas, na maioria das vezes temporariamente. 

Em Salinas, Minas Gerais, a cidade decretou situação de emergência, com cerca de 70 pontos comerciais e 236 residências atingidas por este fenômeno natural, totalizando ao menos mil desalojados e 23 desabrigados. Dentre as vítimas, um asilo foi atingido e 38 idosos foram forçados a se realocar, conta a cobertura do portal CNN.

Junto a isto, Rio Pardo de Minas e Porteirinha também foram vítimas das chuvas e inundações. Com os impactos, o Corpo de Bombeiros estará fazendo uma vistoria na Barragem de Juramento, mas focando no resgate de quem precisa de ajuda.