Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Óvni

Mais de 800 avistamentos de Óvnis são analisados pela NASA

Grupo formado por 16 especialistas, porém, não foi capaz de emitir “conclusões defensáveis”; entenda!

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 01/06/2023, às 11h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de um Óvni - Reprodução/Vídeo
Imagem de um Óvni - Reprodução/Vídeo

Na última quarta-feira, 31, uma equipe de estudo independente da NASA realizou uma primeira reunião pública para dar detalhes sobre a avaliação de fenômenos anômalos não identificados (UAP) — popularmente chamados de Objetos Voadores Não Identificados (OVNI)

Segundo a própria NASA, UAPs são definidos como "observações de eventos no céu que não podem ser identificados como aeronaves ou fenômenos naturais conhecidos de uma perspectiva científica". 

+ Existe diferença entre Óvni, ET e Alienígena?

A reunião apresentou as "deliberações finais" da equipe de estudo, formada por 16 especialistas, antes da divulgação de um relatório mais detalhado, nas próximas semanas, sobre descobertas relacionadas aos UAPs — uma investigação que durou nove meses. 

Em outubro de 2022, a NASA encarregou os profissionais para a "orientação para fornecer um roteiro de como ela pode contribuir nessa área", explicou David Spergel, astrofísico e presidente do grupo. Portanto, eles não tinham a obrigação de explicar tais eventos. 

Ainda assim, em seu discurso de abertura, Spergel fez críticas sobre a falta de dados de qualidade sobre UAPs do governo e do setor comercial. "Os esforços atuais de coleta de dados sobre UAPs são assistemáticos e fragmentados em várias agências, muitas vezes usando instrumentos não calibrados para coletar dados científicos". 

Para entender melhor os UAPs, são necessárias coleta de dados direcionada, curadoria completa de dados e análises robustas", continuou. 

As conclusões

Durante a reunião, foi divulgado que mais de 800 avistamentos foram relatados. Entretanto, de acordo com Sean Kirkpatrick, diretor do Escritório de Resolução de Anomalias de Todos os Domínios (AARO), apenas entre 2% e 5% deles incluem sinais de que podem ser "anômalos"

"Recebemos cerca de 500 a 100 novos registros por mês e a razão pela qual tivemos um grande salto recentemente é porque finalmente obtive dados da Administração Federal de Aviação (FAA) emigrados, então acabamos com cerca de 100 novos casos estranhos", disse. 

Por fim, Kirkpatrick apontou que grande parte dos UAPs apresentou "características mundanas de fontes facilmente explicáveis"; porém, a AARO não foi capaz de emitir "conclusões defensáveis" que condizem com seus "altos padrões científicos de resolução".