Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Guerra

Mais de 800 sítios arqueológicos da Ucrânia foram danificados na guerra

O conflito militar iniciado pela Rússia quase dois anos atrás já danificou ou destruiu completamente mais de 800 sítios ucranianos

Redação Publicado em 01/12/2023, às 14h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ucrânia devastada pela guerra - Getty Images
Ucrânia devastada pela guerra - Getty Images

Conforme relatado recentemente pelo Ministério da Cultura e Política de Informação da Ucrânia, 863 dos sítios arqueológicos e locais de valor histórico do país foram danificados ou, então, completamente destruídos pela guerra. 

O conflito, iniciado pela Rússia um ano e nove meses atrás, em fevereiro de 2022, incluiu a invasão do território ucraniano por tropas russas e também o bombardeio de áreas civis na nação. 

Monitorando os danos 

Infelizmente, mais de 800 locais que pertenciam ao patrimônio cultural-histórico da Ucrânia acabaram sofrendo no processo.

Destes, 119 são monumentos de importância nacional, 674 são de importância local e 70 são recentemente descobertos", anunciou o ministério em comunicado ao público. 

Além disso, 23 destes foram destruídos completamente, e também existem 117 áreas que o governo ucraniano ainda não pôde visitar a fim de determinar qual a extensão dos danos e se os locais poderão ser salvos com restaurações após a paz ser reestabelecida.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!