Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Chernobyl

Incêndios são registrados próximos da planta nuclear de Chernobyl

A usina nuclear, que fica localizada na Ucrânia, está atualmente sob controle das tropas russas

Redação Publicado em 28/03/2022, às 10h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Seção abandonada do vilarejo que ficava em volta de Chernobyl - Getty Images
Seção abandonada do vilarejo que ficava em volta de Chernobyl - Getty Images

Na semana passada, foram observados incêndios florestais nas proximidades de Chernobyl, a central nuclear ucraniana que sofreu um catastrófico acidente em 1986, espalhando radioatividade através de uma área de dezenas de quilômetros. 

Agora, novos focos de incêndio apareceram, conforme repercutido pela AFP, porém continua não sendo possível aos ucranianos apartá-los, uma vez que a região foi tomada pelo exército russo no último 24 de fevereiro, o primeiro dia de sua invasão à Ucrânia.

"Incêndios significativos começaram na zona de exclusão e podem ter consequências muito graves", explicou Iryna Vereshchuk, a vice primeira-ministra ucraniana, em uma mensagem enviada através do Telegram. 

"Porém, hoje é impossível controlar e extinguir os incêndios devido à captura da Zona de Exclusão pelas forças de ocupação russas", prosseguiu ela. 

A Zona de Exclusão, vale explicar, cobre toda a área que fica dentro de 30 quilômetros de distância de Chernobyl, e permanece isolada até hoje por conta de seus níveis de radioatividade.