Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Oscar 2023

Maquiagem de Brendan Fraser para “A baleia” levava 6 horas diárias para conclusão

O ator foi indicado ao Oscar pelo filme em que interpreta um homem com 270 quilos

Redação Publicado em 22/02/2023, às 18h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Brendan Fraser sendo maquiado para interpretar Charlie em "A baleia" - Divulgação/A24/Entertainment Weekly
Brendan Fraser sendo maquiado para interpretar Charlie em "A baleia" - Divulgação/A24/Entertainment Weekly

Brendan Fraser, ator conhecido por “A Múmia” e “George, O Rei da Floresta”, foi indicado ao Oscar pelo seu papel em “A baleia”. No filme, Fraser interpreta Charlie, um professor de inglês que pesa 270 quilos e não sai de casa. Para a produção, o ator precisou passar por um processo intenso e meticuloso envolvendo maquiagem e próteses.

Para interpretar o protagonista de “A baleia”, Fraser precisou ganhar peso e usar uma prótese que fazia ele aparentar ter 130 quilos a mais. Além disso, ele passava por um processo de maquiagem que podia chegar a durar até seis horas por dia.

O artista que cuidou do processo de transformação do ator, Adrien Morot, explica que o principal desafio com maquiagem é fazer algo que seja realista e respeitoso, mas que não distraia do personagem.

Um vídeo de time-lapse do processo foi publicado em uma matéria da Entertainment Weekly, revista de entretenimento tradicional dos Estados Unidos. O maquiador diz que Fraser é a pessoa mais querida que ele já conheceu e que confiava no trabalho das próteses, só pedindo que o resultado final fosse respeitoso com pessoas que sofrem de obesidade mórbida.

A baleia

“A baleia” está sendo lançado oficialmente nesta quinta-feira, 23, nos cinemas brasileiros. No filme do polêmico diretor norte-americano Darren Aronofsky (Cisne Negro), o personagem de Fraser busca se reconectar com sua filha adolescente, interpretada por Sadie Sink (Stranger Things).

A maneira que o filme retratou a obesidade mórbida tem sido objeto de polêmica desde sua estreia no Festival Internacional de Veneza de 2022. A atuação de Fraser tem sido louvada pela crítica e pela audiência, e ele é um dos favoritos para o prêmio de Melhor Ator no Oscar deste ano, que vai acontecer no dia 12 de março.

Além de Fraser, os indicados para o Oscar de Melhor Ator deste ano incluem Austin Butler (Elvis, disponível na HBO Max), Bill Nighy (Living, sem previsão de lançamento no Brasil), Colin Farrell (Os Banshees de Inisherin, nos cinemas) e Paul Mescal (Aftersun, disponível na MUBI).