Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Brendan Fraser

A dura saga de Brendan Fraser em Hollywood

Brendan Fraser era um ator de sucesso nas décadas de 1990 e 2000, mas se afastou nos últimos anos; entenda

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 24/09/2022, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Brendan Fraser, ator de Hollywood - Getty Images
Brendan Fraser, ator de Hollywood - Getty Images

'The Whale' ('A Baleia', em tradução literal) é um filme de drama psicológico, dirigido por Darren Aronofsky, baseado em uma peça de mesmo nome. Sua data de lançamento nos Estados Unidos é prevista para o dia 9 de dezembro deste ano, e o elenco conta com Samantha Morton, Sadie Sink e Brendan Fraser — este último tendo sido ovacionado com sua atuação, durante exibição da produção no Festival de Veneza.

Tamanha empolgação e emoção com a interpretação de Fraser, que dá vida ao personagem Charlie, se deve não só pelo fato de o ator definitivamente entregar um trabalho impecável, mas também pela produção marcar uma nova fase de sua vida, e seu retorno às telonas. Brandon estava afastado de Hollywood há alguns anos, visto alguns problemas que havia enfrentado no passado.

Fotografia de Brandan Fraser em 2018, ano em que revelou o motivo de seu afastamento de Hollywood
Fotografia de Brandan Fraser em 2018, ano em que revelou o motivo de seu afastamento de Hollywood / Crédito: Getty Images

Assédio

Em fevereiro de 2018, durante uma entrevista à revista GQ internacional, Fraser falou um pouco sobre seu afastamento de Hollywood, e revelou uma história chocante que viveu. Segundo o ator, em 2003, ele havia sido assediado sexualmente por Philip Berk, ex-presidente da HFPA (Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood) — organização responsável pelo Globo de Ouro, uma das maiores premiações de cinema atuais —, durante um almoço da associação.

Sua mão esquerda se aproxima, me agarra na poupa da minha bunda e um de seus dedos toca no períneo. E começa a movê-lo", lembrou Brendan Fraser em entrevista à GQ, como informado pelo UOL.

Philip Berk, por sua vez, na época veio a público negar a história de Fraser, mas ainda assim a associação prometeu que realizaria uma investigação interna sobre o caso. Visto isso, em abril de 2018 um investigador independente contatou o ator, e começou a procurar mais detalhes sobre o caso, mantendo contato com o astro de Hollywood.

No entanto, após o fim da investigação, a HFPA procurou o investigador e, juntos, propuseram um comunicado que classificou, na época, a situação de abuso relatada pelo ator como uma piada, pedindo desculpas a Brendan Fraser e finalizando com "todas as partes consideram o caso concluído."

Apesar de ter sido concluído que o Sr. Berk tocou inapropriadamente o Sr. Fraser, a evidência aponta que o toque era para ser levado como uma piada, não como um avanço sexual", dizia o comunicado. 
Philip Berk, jornalista acusado de ter assediado sexualmente o ator Brendan Fraser em 2003
Philip Berk, jornalista acusado de ter assediado sexualmente o ator Brendan Fraser em 2003 / Crédito: Getty Images

Negação e afastamento

Brendan Fraser, por sua vez, não acatou ao comunicado e se negou a assiná-lo, na época. "Eu não entendo a piada. Eu sou o único que sabe onde fui tocado", alegou o ator à GQ, e ainda acrescentou que a HFPA não compartilhou com ele o relatório completo da investigação, mas apenas um resumo das conclusões.

Durante o auge do movimento Time's Up, em que atrizes de Hollywood expunham diversos casos de assédio sexual na indústria audiovisual, Fraser disse se sentir como se fosse forçado a se calar sobre o que sofreu. Com isso, ele decidiu, na época, se afastar de Hollywood.

Há um sistema com regras não-escritas. Se você obedecer a ele, você será recompensando. Se não, você não será. Mas, além disso, eu quero encerrar esse episódio da minha vida e da minha carreira e seguir em frente, na esperança de que outros conseguirão o mesmo no futuro", contou.

Em resposta, Philip Berk afirmou que ainda era membro da organização, mas não havia recebido qualquer reprimenda por parte dela. Já a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood não chegou a se pronunciar sobre o caso.

Retorno e carinho

Em dezembro deste ano, será possível ver o retorno de Brendan Fraser às grandes obras de Hollywood, após anos afastado ou envolvido com produções menores. 'The Whale' tem previsão de estreia para o dia 9 de dezembro nos Estados Unidos, e conta com o ator da trilogia 'A Múmia' e de 'George, o Rei da Floresta' como protagonista do longa.

Durante a exibição da produção no Festival de Veneza, que ocorreu de 31 de agosto a 10 de setembro, o ator foi ovacionado pelo público e extremamente elogiado pela crítica especializada. Além disso, em suas redes sociais ele já agradeceu grandemente pelo carinho dos fãs, e todo o apoio recebido durante seu retorno.

'The Whale' conta a história de Charlie, um homem que abandonou a família para viver um relacionamento com outro homem. Agora com 52 anos, Charlie tenta se reconciliar com a filha de 17 anos, depois de ter engordado mais de 200 quilos durante o luto pela morte de seu namorado", conta a sinopse do filme.