Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Inteligência artificial

MAVE: surge primeira banda pop criada por inteligência artificial

Composta por quatro integrantes, a banda virtual de k-pop 'MAVE:' teve sua estreia na última quarta-feira, 25

Redação Publicado em 26/01/2023, às 07h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional da 'MAVE:', primeira banda pop criada por inteligência artificial - Reprodução/Twitter
Imagem promocional da 'MAVE:', primeira banda pop criada por inteligência artificial - Reprodução/Twitter

Com os constantes avanços da tecnologia e evolução de inteligências artificiais, muito já se discutiu sobre a possível substituição de pessoas por máquinas em algumas funções, mas sempre foi tomado como uma certeza que, entre as pessoas que não seriam substituídas, estariam os artistas. Porém, recentemente surgiu um exemplo que contraria essas previsões: 'MAVE:', uma banda pop coreana criada por inteligência artificial teve seu lançamento na última quarta-feira, 25.

O anúncio da banda foi feito pela subsidiária da desenvolvedora de jogos mobile sul-coreana Netmarble, a Metaverse Entertainment. Além disso, de acordo com a Rolling Stone Brasil, a 'MAVE:' já possui até mesmo uma agenda com alguns compromissos marcados: ainda na quarta-feira foi lançado o primeiro álbum do projeto, 'Pandora's Box', contando com as faixas 'Pandora' e 'Wonderland (Idypia)'. Confira o clipe de 'Pandora':

Segundo a Metaverse Entertainment, o nome 'MAVE:', dado ao grupo, se refere à expressão "make new wave" ("faça uma nova onda", em tradução livre), pois o objetivo do grupo seria de iniciar uma "nova onda" no k-pop. Até o momento, porém, ainda não foi informado mais detalhes sobre como o grupo funciona, se as vozes são geradas artificialmente ou gravadas por cantoras anônimas, com a inteligência artificial desenvolvendo apenas as letras.

As integrantes do grupo, por fim, são quatro: 'SIU:', líder e vocalista principal; 'ZENA:', também vocalista principal; 'MARTY:', rapper e dançarina; e 'TYRA:', a mais jovem do quarteto, sendo também rapper e dançarina principal. Além disso, segundo o portal Korea JoongAng Daily, elas carregam como história de origem para a banda a chegada à Terra e a busca de emoções.

K-pop e a tecnologia

O k-pop é, atualmente, um dos gêneros musicais mais ouvidos e com mais fãs em todo o mundo. E muito disso se deve também ao fato de seu grande pioneirismo no conceito de grupos formados por membros com atributos diferentes, cada um cumprindo uma função musical, além da ousadia em aplicar novas tecnologias emergentes.

Um exemplo disso é o da girlband Aespa, que conta com cantoras reais, mas fará seu primeiro show em realidade virtual (VR) em março, no festival South by Southwest (SXSW), que ocorrerá em Austin, Texas, nos Estados Unidos. Chamada de Aespa VR Concert at Kwangya, a apresentação terá cerca de 20 minutos e, também, será ambientada em um espaço virtual infinito e sem leis chamado de Kwangya.