Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Alpinismo

Menino de 8 anos se torna o mais jovem a escalar montanha gigante nos EUA

Sam Baker, de 8 anos, escalou os mais de 900 metros de altura da escarpa rochosa do El Capitan

Éric Moreira Publicado em 30/10/2022, às 19h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Trecho de vídeo em que é possível ver Sam Baker treinando alpinismo - Reprodução/Vídeo/YouTube/Joe Baker
Trecho de vídeo em que é possível ver Sam Baker treinando alpinismo - Reprodução/Vídeo/YouTube/Joe Baker

Um menino de somente oito anos se tornou o mais jovem a escalar os 910 metros da íngreme escarpa rochosa do El Capitan, localizada no parque nacional de Yosemite, nos EUA. Sam Baker foi acompanhado por seu pai, Joe Baker, na escalada, que foi finalizada no último sábado, 29, e se iniciou na terça-feira, 25.

Para realizar a grande subida, a dupla de alpinistas contou também com uma equipe formada por outras duas pessoas. "Estou tão orgulhoso de Sam. Ele se tornou o mais jovem alpinista a subir, com o auxílio de cordas, o El Capitan. Em alguns anos ele pode estar de volta, quebrando mais recordes", escreveu o pai em publicação no Facebook.

Ann Baker, a mãe do jovem alpinista, contou à CNN, como informado pelo UOL, que apoia as aventuras de seu filho. "Ele parece muito feliz por estar lá em cima e os ânimos estão altos", brincou.

Outras escaladas

A primeira escalada de Sam Baker foi quando ainda tinha somente três anos: sua primeira rota foi no Garden of the Gods, em Colorado Springs. Aos quatro anos, escalou junto de seu pai os quase 400 metros do Second Flatiron nos arredores de Boulder, Colorado.

Aos sete, o garoto escalou o Lost Arrow Spire, em Yosemite Valley, e, antes de completar oito anos, Sam ainda escalou o Fairview Dome e o Eichorn Pinnacle, acima de Tuolumne, como informado pelo UOL.

Apesar de celebrada a conquista do jovem alpinista, o tabloide inglês The Guardian aponta que existem controvérsias na titulação da conquista como um 'recorde'. Isso porque ele realizou a subida utilizando o método conhecido como "jugging", onde ela é realizada com o auxílio de cordas — o que, para alguns alpinistas, não é uma escalada verdadeira, pois o escalador não interage muito com a própria face da rocha.