Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Xadrez

Menino de 8 anos vence grande mestre do xadrez em torneio na Suíça

Novo prodígio quebrou o recorde de pessoa mais jovem a vencer um grande mestre, surpreendendo a comunidade do xadrez; entenda!

Redação Publicado em 20/02/2024, às 15h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Ashwath Kaushik - Divulgação/ Federação de Xadrez de Cingapura/ Carleton Lim
Fotografia de Ashwath Kaushik - Divulgação/ Federação de Xadrez de Cingapura/ Carleton Lim

No último domingo, 18, o pequeno Ashwath Kaushik, de apenas 8 anos e seis meses de vida, derrotou um grande mestre do xadrez em um torneio ocorrido na Suíça, tornando-se o jogador mais jovem a realizar o feito. O adversário do prodígio era Jacek Stopa, um jogador polonês de grande experiência.  

Vale apontar que, no mês passado, esse mesmo recorde havia sido quebrado por Leonid Ivanovic. O novo recordista, porém, é cinco meses mais jovem que o anterior, conforme informado pelo portal Chess.com. 

Foi realmente emocionante e incrível, e fiquei orgulhoso do meu jogo e de como joguei, especialmente porque estive pior em um ponto, mas consegui me recuperar disso", contou Kaushik ao site.

O prodígio

De nacionalidade indiana, Ashwath Kaushik começou a chamar a atenção no ramo do xadrez competitivo ao longo dos últimos anos, quando venceu diversas competições juvenis. Agora, porém, está competindo contra adultos — e vencendo, como demonstrou em sua partida contra Jacek Stopa.