Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Eleições 2022

Mesária é detida após tomar lugar de idoso durante votação na Bahia

A cena, registrada em vídeo, resultou na prisão da mulher, que teve de assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO); entenda!

Wallacy Ferrari Publicado em 03/10/2022, às 13h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mesária auxilia idoso - Reprodução / Redes sociais
Mesária auxilia idoso - Reprodução / Redes sociais

Uma mesária protagonizou uma cena bizarra em uma seção eleitoral no município de Paramirim, na Bahia, durante a tarde do último domingo, 2; chamada por um idoso, o homem carregava um pequeno papel em uma das mãos, que seria uma cola dos votos.

Sem facilidade para usar a urna eletrônica, ela decidiu acompanhá-lo e digitar os botões conforme ele ia lendo, em voz alta, os votos que desejava realizar. Após concluir a digitação e confirmar os votos para membros do poder legislativo e executivo, a mulher de 35 anos foi detida em flagrante.

Ainda na sala de aula ocupada pela seção, ela recebeu críticas de outros eleitores presentes na fila da votação por suposto constrangimento, devido ao fato de questionar o senhor sobre suas escolhas.

É esse o candidato que o senhor quer votar?”, perguntava em voz alta ao eleitor quando os dados do político aparecia na tela, conforme registrado por testemunhas em vídeo publicado em redes sociais.

Consequências

De acordo com o jornal Correio Braziliense, ao ser conduzida a uma unidade policial, ela teve de assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e deverá responder pelo Artigo 312 do Código Eleitoral, que trata sobre violar ou tentar violar o sigilo do voto.