Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Racismo

Ministério Público pede prisão do apresentador Sikêra Junior por crime de racismo

Denúncia é referente a declarações feitas em junho de 2018, durante programa de TV

Redação Publicado em 03/02/2023, às 08h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O apresentador Sikêra Junior - Divulgação / Vídeo
O apresentador Sikêra Junior - Divulgação / Vídeo

O Ministério Público Federal (MPF) pediu a prisão do apresentadorJosé Siqueira, mais conhecido como Sikêra Júnior, em razão de comentários racistas feitos contra uma mulher em junho de 2018. O episódio ocorreu durante o programa que o profissional apresentava em uma emissora de TV em João Pessoa, na Paraíba. O órgão também pede a aplicação de uma multa.

Segundo informações do portal de notícias g1, a denúncia, referente a declarações feitas por Sikêra durante o programa 'Cidade em Ação', no canal TV Arapuan, foi protocolada na última segunda-feira, 30. 

Na ocasião, o apresentador noticiava a prisão de uma mulher, quando fez comentários ofensivos e até mesmo racistas a ela, utilizando temos como "vagabunda", "preguiçosa" e "venta de jumenta". Além disso, Sikêra observou que a vítima não estava com as unhas pintadas e afirmou que "mulher que não pinta a unha é sebosa".

Limites da liberdade de expressão

De acordo com a fonte, o Ministério Público Federal (MPF) apontou na denúncia que as palavras utilizadas por Sikêra seriam "ofensas injuriosas raciais".

Para o órgão, o jornalista extrapolou os limites da liberdade de expressão e violou o direito da mulher ao princípio constitucional da preservação de inocência.