Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Holocausto

MIS vai inaugurar exposição sobre o Holocausto com cenários, fotos e vídeos

Exposição retrata o Holocausto através do olhar do sobrevivente polonês-brasileiro Julio Gartner, que completaria 100 anos

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 22/02/2024, às 19h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sobreviventes do Campo de Ebensee, Áustria, em maio de 1945 - Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos, cortesia de Fred Anderson
Sobreviventes do Campo de Ebensee, Áustria, em maio de 1945 - Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos, cortesia de Fred Anderson

Em São Paulo, o MIS vai retratar a história do Holocausto em nova exposição. A partir do próximo dia 9, o público vai conferir uma exposição inédita, feita em dois atos. 

A mostra ocorre através do olhar de Julio Gartner, sobrevivente polonês-brasileiro que completaria 100 anos neste ano. No primeiro andar, a seção 'A tragédia do Holocausto: a vida de Julio Gartner' retrata os horrores do holocausto através da história do sobrevivente. 

Anjos do Holocausto

O segundo ato da exposição, chama atenção para os nomes importantes na defesa das vítimas dos nazistas. Em 'Anjos do Holocausto', o público vai conhecer a trajetória de nomes como Oskar Schindler, Nicholas Winton e a brasileira Aracy Guimarães Rosa.

Com cenografia, fotos, vídeos, sons e efeitos, a exposição reproduz os locais que marcaram a história do Holocausto, como o Gueto de Cracóvia e o vagão que levava as vítimas para os campos de extermínio. 

Além disso, a mostra também conta com fotografias e objetos cedidos pelo United States Holocaust Memorial Museum. 

“O Holocausto foi um evento único na história, em que um Estado organizou de forma industrial o extermínio de um povo. O que o diferencia de qualquer evento histórico é a organização: ferrovias foram criadas, campos de extermínio foram construídos. Foi desenvolvida uma forma eficiente para assassinar pessoas, com o gás Zyklon B (pesticida à base de ácido cianídrico e nitrogênio)", explica em comunicado André Sturm, curador e diretor-geral do MIS. 

Sturm também chama atenção para o fato de que tudo isso aconteceu com a colaboração de parte do mundo. 

"Funcionários públicos foram contratados para matar pessoas, com todo investimento estatal. Isso tudo só foi possível porque parte considerável do mundo (França, Romênia, Polônia, Alemanha) colaborou com esse processo, denunciando pessoas, destruindo casas e sinagogas", explica ele.

'A tragédia do Holocausto: a vida de Julio Gartner' pode ser conferida no MIS a partir do próximo dia 9. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). A gratuitidade é válida às terças e para crianças até 7 anos de idade.