Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / NASA

Missão com amostras do Bennu, asteroide potencialmente perigoso, retorna à Terra

O material coletado pode fornecer dados sobre o objeto espacial que pode atingir nosso planeta em menos de 200 anos

Redação Publicado em 25/09/2023, às 14h42 - Atualizado às 14h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cápsula que chegou de volta à Terra no último domingo, 24 - Reprodução / NASA
Cápsula que chegou de volta à Terra no último domingo, 24 - Reprodução / NASA

A NASA celebrou o sucesso da missão OSIRIS-REx, que conseguiu coletar com êxito amostras do asteroide Bennu, classificado como "potencialmente perigoso".

Uma cápsula contendo partículas de poeira e rochas provenientes do objeto espacial pousou com segurança na Terra em uma região próxima a Salt Lake City no domingo, 24. O material coletado promete fornecer informações valiosas para a compreensão da formação planetária e das origens da vida na Terra.

A missão, que durou sete anos, representou um marco histórico, sendo o primeiro retorno de amostras de asteroide realizado pela NASA. Bill Nelson, administrador da agência espacial, elogiou a equipe da OSIRIS-REx por essa conquista e destacou a relevância das amostras para aprofundar o conhecimento sobre a origem do Sistema Solar e sua evolução, segundo o History.

Sem mencionar que o Bennu é um asteroide potencialmente perigoso, e o que aprendermos com a amostra nos ajudará a entender melhor os tipos de objetos que podem surgir em nosso caminho”, completou.

Probabilidade remota

O asteroide Bennu, com cerca de 490 metros de diâmetro, é objeto de atenção constante dos astrônomos devido à sua trajetória. A NASA calcula que existe uma chance em 2.700 de que Bennu possa colidir com a Terra em 2182, tornando-o o asteroide potencialmente perigoso com maior risco de impacto contra o nosso planeta, embora essa probabilidade seja considerada remota.

Dante Lauretta, líder da missão OSIRIS-REx e pesquisador da Universidade do Arizona, destacou: “A entrega bem-sucedida de amostras de Bennu à Terra é um triunfo da engenhosidade colaborativa e uma prova do que podemos realizar quando nos unimos com um propósito comum".

"Mas não vamos esquecer: embora isto possa parecer o fim de um capítulo incrível, é na verdade apenas o começo de outro. Temos agora a oportunidade sem precedentes de analisar estas amostras e aprofundar os segredos do nosso Sistema Solar", disse.