Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Exposição

Missão Marte: exposição gratuita conta com itens da NASA e réplicas

A mostra gratuita ‘Missão Marte’, que acontece em São Paulo, reúne objetos reais e réplicas numa experiência sobre expedições espaciais

Redação Publicado em 22/02/2024, às 19h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do interior da mostra 'Missão Marte' - Divulgação/Missão Marte
Imagem do interior da mostra 'Missão Marte' - Divulgação/Missão Marte

Neste mês, o shopping West Plaza, uns dos mais tradicionais da capital paulista, recebe a exposição imersiva e gratuita ‘Missao Marte’, uma mostra cheia de detalhes e curiosidade sobre expedições espaciais e o planeta vermelho.

O público vai viver esta experiência única em dois ambientes, que prometem apresentar as informações mais recentes sobre os avanços da exploração espacial, robótica e resolução de problemas de maneira lúdica. Além disso, réplicas de objetos usados pelos astronautas também serão expostos no local. 

Registro da exposição - Divulgação

Na primeira sala, será possível visualizar os artefatos vindos diretamente do Kennedy Space Center, um dos maiores centros espaciais do mundo, localizado em Orlando, nos Estados Unidos. 

O rico acervo inclui: peças autografadas por Buzz Aldrin, o primeiro homem a pisar na Lua; um macacão usado por astronautas em missões espaciais; uma réplica do capacete de Alan Shepard; e uma réplica do Perseverance, rover criado pela NASA que há dois anos circula pela superfície de Marte. Também será possível conferir a placa de circuito do Saturn V, o foguete utilizado no Programa Apollo entre 1960 e 1970.

Já no segundo ambiente da mostra, as crianças poderão colocar a mão na massa em atividades temáticas sobre o espaço, que durante o mês de estreia, inclui a construção de uma mão robótica. É importante ressaltar que a cada mês, uma nova dinâmica estará disponível ao público. 

Outros detalhes

A exposição, presente shopping West Plaza até o dia 30 de julho, é uma iniciativa da International School em parceria com o International Space Academy (KSCIA). Em aproximadamente uma hora e meia, adultos e crianças podem aproveitar a experiência em português ou inglês, mediante a reserva do ingresso para a sessão de sua escolha. 

A exposição 'Missão Marte' é um passeio educativo, que pode ser incluído na programação escolar. Mas, além do perfil pedagógico, pode ser uma opção de lazer para o fim de semana - e essa é a graça da exposição, já que abre espaço para que o público possa aprender de um jeito divertido”, afirmou Ulisses Cardinot, CEO da International School e responsável pelo projeto ‘Missão Marte’.

A mostra 'Missão Marte' no West Plaza está em exibição até 30 de junho. A entrada é gratuita, mediante cadastro, e acontece no Piso 2, Bloco A. O horário de funcionamento é das 10h às 22h de segunda a quinta-feira, das 10h às 17h na sexta-feira, das 19h às 22h no sábado e das 14h às 20h aos domingos e feriados. O endereço do shopping é Avenida Francisco Matarazzo, s/n, São Paulo–SP.