Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arte

Mistério em pintura de Rafael pode ter sido desvendado por inteligência artificial

A autoria de ‘Madonna della Rosa’ sempre foi discutida entre especialistas, mas agora, inteligência artificial pode ter solucionado o mistério

Redação Publicado em 21/12/2023, às 15h56 - Atualizado em 29/12/2023, às 12h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A obra ‘Madonna della Rosa’ - Domínio público
A obra ‘Madonna della Rosa’ - Domínio público

Um enigma que envolvia uma obra de arte do renomado pintor renascentista italiano Rafael Sanzio pode ter sido solucionado por meio da inteligência artificial. A tela em questão, chamada "Madonna della Rosa", foi pintada durante os últimos anos de vida de Rafael. A pintura retrata Maria, José, o menino Jesus e João Batista.

[Colocar ALT]
A pintura 'Madonna della Rosa', cujo mistério foi resolvido por IA - Crédito: Domínio público

Embora a autoria de Rafael seja aceita, especulações sobre a participação de um segundo ou até terceiro colaborador ainda persistem. Giuliano Romano, aluno de Rafael, é frequentemente associado ao rosto de José, levantando dúvidas entre especialistas.

Para solucionar esse mistério histórico, o professor Hassan Ugail, especialista em computação visual da Universidade de Bradford, desenvolveu uma tecnologia que analisou 49obras inquestionáveis de Rafael. O software, após aprender com essas obras, identificou com 98% de precisão as peças do mestre.

Conclusões oficiais

No caso da "Madonna della Rosa", a conclusão aponta que a a maior parte da pintura é de Rafael, mas o rosto de José foi provavelmente elaborado por outro artista, segundo o portal O Globo.

Essa descoberta, que foi detalhada em um artigo na revista Heritage Science na última quinta-feira, 21, lança luz sobre uma incerteza histórica que permeou a "Madonna della Rosa". Adquirida como um "autêntico Rafael" no século 19 e, posteriormente, alvo de dúvidas atribuídas a um artista de menor renome, Innocenza da Imola, a obra agora está em exposição no Museu do Prado, em Madri, na Espanha.