Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Pintura

Pintura do século 19 que será exposta no Met teve história oculta por anos

A obra ‘Bélizaire and the Frey Children’ escondeu um segredo durante vários anos

Redação Publicado em 22/08/2023, às 16h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Menino que foi apagado em pintura - Domínio Público
Menino que foi apagado em pintura - Domínio Público

Uma pintura do século 19, intitulada "Bélizaire and the Frey Children", escondeu um segredo por muitos anos. A obra, que retrata três crianças brancas em uma paisagem da Louisiana, apresentava um jovem afrodescendente escondido sob uma camada de tinta que simula o céu. Esse segredo foi revelado após uma restauração ocorrida 2005 e agora a pintura ganha destaque no Metropolitan Museum of Art.

O museu adquiriu recentemente a obra como parte de seu esforço para revisitar a narrativa da arte americana. A pintura é atribuída a Jacques Amans, um retratista francês da elite da Louisiana. A imagem será exibida na ala americana do museu durante a celebração do centenário da ala tanto este ano quanto no próximo.

A atenção em torno de "Bélizaire and the Frey Children" se dá principalmente pela representação naturalista do jovem afrodescendente chamado Bélizaire. Ele aparece na pintura posicionado atrás das crianças Frey, encostado em uma árvore, em uma postura poderosa.

Identidade do menino

[Colocar ALT]
Pintura "Bélizaire and the Frey Children" - Crédito: Domínio Público

O colecionador de arte Jeremy Simien, após anos de pesquisa, rastreou a pintura e descobriu sua história oculta. O jovem negro havia sido apagado da imagem. Através de registros históricos e pesquisas detalhadas, a identidade do jovem foi recuperada: Bélizaire. Ele nasceu em 1822 no French Quarter da Louisiana e foi vendido como escravo com sua mãe. Sobreviveu até a idade adulta e sua trajetória se perde após a Guerra Civil.

Essa pintura não apenas é significativa como um retrato naturalista de um sujeito negro em uma paisagem do sul, mas também revela informações documentadas sobre a vida de Bélizaire, um jovem cuja história estava encoberta por décadas. O Met a exibirá como um testemunho das histórias frequentemente apagadas ou esquecidas, contribuindo para uma nova narrativa da arte americana.

Segundo o Estadão, Kornhauser disse que ter “todas as informações documentadas sobre esse jovem que aparece no retrato é realmente extraordinário”.