Notícias » Austrália

Mistério resolvido: Pesquisador descobre a origem de pegadas de dinossauros em teto de caverna

Com um incrível golpe de sorte, uma fonte rica permitiu que pesquisadores australianos descobrissem a origem das curiosas pegadas

Caio Tortamano Publicado em 28/02/2020, às 08h00

Pegadas encontradas em teto de caverna na Austrália
Pegadas encontradas em teto de caverna na Austrália - Anthony Romilio

Pegadas no teto de uma caverna na Austrália (provavelmente pertencentes a um dinossauro) geraram um mistério com uma pergunta simples: como essas patas foram parar ali? A dúvida, entretanto, já não existe mais para os pesquisadores da Universidade de Queensland.

A resposta veio graças ao material de pesquisa guardado pelos filhos de um importante geólogo local, que armazenaram catálogos de pegadas de espécimes de dinossauros com fotos em alta definição e moldes de gesso de pegadas.

Com essas informações, a equipe de pesquisa descobriu que as cinco pegadas presentes no teto da caverna eram de pés, e não de mãos. A partir das características das marcas, foi constatado que se tratavam de dois dinossauros herbívoros, com duas pernas cada.

As marcas teriam se formado quando esses seres andavam sob o solo ao longo da costa de um lago antigo. Com o passar dos milênios, o sedimento mais macio do lago foi corroído, deixando um arenito mais duro dentro da caverna.